Este é o único filme da série com orçamento acima dos US$ 11 milhões. Por causa dos efeitos 3D o filme custou cerca de US$ 17 mihões.
Jogos Mortais - O Final tem 11 armadilhas, o maior número de toda a franquia até o momento.
A decisão de fazer em 3D surgiu depois que os produtores assistiram, em 2009, o original Jogos Mortais convertido para a tecnologia.
Foi o trabalho de pré produção mais longo da franquia, que passou de nove semanas para 21, devido ao uso da tecnologia.
O diretor David Hackl foi desligado do projeto em janeiro de 2010. Em seu lugar foi contratado um veterano da franquia, Kevin Greutert, que dirigiu Jogos Mortais VI (2009) e foi editor de Jogos Mortais (2004), Jogos Mortais II (2005), Jogos Mortais III (2006), Jogos Mortais IV (2007) e Jogos Mortais V (2008). Sua contratação foi uma jogada estratégica dos produtores, uma vez que o cineasta estava em vias de assumir a direção de Atividade Paranormal 2 (2010). Na verdade, existia cláusula contratual que o forçava, de certa forma, a não assumir o compromisso com a "concorrência";
Jogos Mortais - O Final adiou a estreia para 29 de outubro para não enfrentar a sequência de um fenômeno de 2009: Atividade Paranormal 2 (2010).
A atriz Gabby West, que interpretou Kara, ganhou seu papel ao ser aprovada no "Scream Queens", reality show para selecionar atrizes para a franquia. Foi assim que Tanedra Howard foi selecionada para Jogos Mortais VI.
Os primeiros oito minutos do filme foram exibidos para fãs e membros da imprensa presentes na Comic Con 2010, tradicional evento de San Diego, Califórnia. Na época da Comic Con 2010 foi noticiado que o filme se chamaria "Saw 3D - The Traps Come Alive". Depios, a produção explicou que o filme seria batizado apenas de Saw 3D e que a frase seria apenas um conceito para ajudar a vender.
Tobin Bell interpretou Jigsaw por nove vezes: sete durante os filmes e duas emprestando a voz para o personagem em video games.
A armadilha da garagem foi desenvolvida para um filme anterior da série e tinha ficado de fora porque na época acharam muito violenta e perturbadora. No entanto, sem explicações da produção, a cena finalmente foi rodada.
O filme conta com a participação de Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park, que confessou ter feito uso de um treinador de atores para encarnar seu papel.
O ator Devin Bostick, que fez Brent em Jogos Mortais VI, foi chamado para voltar neste filme, mas conflitos de agenda impediram a sua participação.