Minha conta
    Alice
    Média
    3,0
    4 notas
    Você assistiu Alice ?

    2 Críticas do usuário

    5
    1 crítica
    4
    0 crítica
    3
    1 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Fernando M.
    Fernando M.

    31 seguidores 51 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 10 de abril de 2016
    Acredito que quando o escritor Lewis Carroll (1832-1898) escreveu a sua obra clássica, ele pensou em tudo, menos num conto de fadas. No entanto, na maioria das adaptações para cinema e TV, como a da Disney (1951), Tim Burton (2010), etc., foca-se muito na atmosfera mágica, no aspecto gentil e palatável da história.

    O cineasta e animador tcheco Jan Švankmajer (1934-) é considerado o maior nome do cinema surrealista da atualidade. A Viagem de Alice (ou simplesmente Alice), seu primeiro longa-metragem, parte do pressuposto um tanto "cruel" de desconstruir a história de Carroll; Do livro, Švankmajer segue apenas vagamente.

    Ao reinventar criativamente cenas e situações, Švankmajer paradoxalmente resgata o espírito original da obra, a atmosfera ao mesmo tempo onírica e assombrada, a bem dizer hostil em determinados aspectos, coisa que na maioria das adaptações não existe. Aqui, os personagens da história são meros bonecos; o Coelho é, na verdade, um coelho empalhado que come a própria serragem que vaza de um rasgo no peito.

    De iluminação escura, numa ambientação claustrofóbica, Kristýna Kohoutová (Alice) é a única humana cercada por brinquedos e objetos que ganham vida. Algumas cenas de humor e a graça das animações suavizam, por momentos, a mão pesada do diretor. Mesmo assim, o filme brilha pela originalidade, pela criatividade.
    Loraine
    Loraine

    2 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 11 de abril de 2020
    Para sair das representações comuns do universo de Alice, esse filme merece ser visto, ao menos.
    É uma das versões mais sombrias e criativas, dizem tantas indicações por aí... para mim, é a mais poética; a animação nem sempre leva a um lugar agradável e confortável, mas os desdobramentos e releituras de cenas da obra de Lewis Carroll são bastante apropriados e muitas vezes certeiros.
    spoiler: Por exemplo, quando Alice cai num buraco, neste filme, ela passa por dentro de uma gaveta - a impressionante imagem formada, os sons/ausência de, a adaptação criativa diversa... toda a construção dessa cena remete a um estranhamento, depois um desconforto, depois vem a sensação de curiosidade "onde vou parar?" e, por fim, vem o alívio por ter terminado... são válidas e certeiras a medida que pensamos o quanto estamos encrustados da representação de um buraco convencional que muitas vezes não nos dá o mesmo nível de sensações e ideias...

    É um filme, portanto, para sair do lugar comum e imaginar e sentir... se assistirmos como "mais um filme de Alice" não iremos nos deliciar com a proposta do diretor e muito menos aproveitar a poesia sombria, por vezes nem tão sombria, que se forma através das imagens, dos sons...
    Merece ser visto com cuidado!
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top