Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Robertao
21 seguidores
12 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 12 de novembro de 2014
Um filme de ficção que não aborda extraterrestres cabeçudos babando, ou naves espaciais mirabolantes, ou batalhas de lasers, muito pelo contrário. Faz refletir muito mais o lado HUMANO. Como seria a reação das pessoas e do mundo caso realmente houvesse um contato extraterrestre? Como os religiosos reagiriam, ou os políticos, ou os filósofos, ou os militares? Como confiar em uma raça alienígena desconhecida, se não sabemos nem mesmo quais são suas intenções? A humanidade estaria correndo um risco ao entrar em contato com ela? Uma vida humana vale o preço de uma descoberta científica?
São questões interessantes de se pensar, e o final nos deixa ainda mais reflexivos, quando uma cientista, que utiliza a razão e a lógica, e questiona se religiosos vivem algum tipo de "ilusão" acreditando em um deus que não se pode provar cientificamente, se vê em uma situação onde não pode provar o que viu, sendo guiada somente pela fé, cercada por céticos que usam contra ela o mesmo argumento que ela usava contra a religião.
Um filme sensacional, com atuação estonteante de Jodie Foster e do resto do elenco, que nos faz pensar profundamente em questões sobre ciência e razão, fé e religião. E que nos deixa encucados com a possibilidade perfeitamente aceitável do ponto de vista lógico de não estarmos sozinhos num universo tão imenso - pois isso seria um tremendo desperdício de espaço, nas palavras do filme ;) Recomendo uma rápida pesquisa sobre O PARADOXO DE FERMI para complementar o pensamento.
Tornou-se meu filme favorito! Pra quem vai assistir, FICA A DICA: tentem olhar além da ficção... O filme leva, aos mais atentos, à uma reflexão sobre o verdadeiro valor da razão. Um valor que foi perdido pela falta de ponderação pela parte do pensamento antropológico e pelos excessos da visão conservadora. Acredito que mostra, mesmo que só um pouquinho, como deveria (ou quem sabe deverá) ser o estado de conhecimento/espírito do ser humano, algo que nem os maiores pensadores renascentistas nem os mais devotos religiosos conseguiram alcançar... Assistam, por favor!!!! rsrs
spoiler: Obs - minha parte favorita: quando a Dra. vê todas as galáxias e, ao invés de só ficar pasma, ela renega sua presença naquele lugar nesse instante e, chorando diz: "deveriam ter enviado um poeta, não um cientista"... isso é humano!!!
Ótimo filme, com boa temática, além de nos mostrar um bom conteúdo de ficção científica, fala também sobre como somos como humanos, Jodie Foster está fantástica e o enredo consegue te segurar na cadeira ! spoiler: Como é terrível e angustiante você não ter o seu trabalho reconhecido
É realmente um dos melhores filmes de ficção científica que eu já assisti. O tempo todo temos a impressão de estarmos sendo vigiado mesmo sem uma prova concreta. Sem falar da eterna luta entre ciência e religião. Em uma palavra: FILMAAAÇÇOOO!!!!!
Um filme que tem um teor diferente de cinema, mas que na minha visão, decepcionou, onde tentou fazer de ato alienístico, uma sessão de entretenimento, falhou!!!!
O filme realmente é incrível, não poderia se esperar menos de um filme adaptado de uma das obras do grande Carl Sagan. Para os que gostaram do filme, assistam a série Cosmos de Carl Sagan é realmente extraordinária e nos faz pensar não só em astronomia mas também em nós mesmos.
Um enredo bem amarrado, uma história bem fundada, provocador nas questões de fé, honestidade consigo mesmo e sensatez para com a existência de fato é envolvente e arrebatador.
Sem dúvida um dos melhores filmes que eu já vi! Baseado no romance do grande Carl Sagan, o filme traz uma ótima discussão entre fé e religião, mostrando como é tênue a diferença entre esses dois temas.
Adoro o livro que Carl Sagan escreveu imaginando como seria, em um mundo realista e atual, nossa primeira comunicação com uma civilização extraterrestre. Ele não apenas fez isso como abriu um pouco mais nosso leque filosófico ao ensaiar uma explicação que unisse ciência e religião, matemática e sentimentos.
Filme Excelente, a luta de um ideal maior à preservação da espécie humana no cosmos, a esperança de não ser único nesta vastidão cósmica, o custo de estar dedicado a "meros sinais" refletidos de seres adversos a nossa dita civilização, os problemas a enfrentar quando diante de paradigmas que vão de encontro com o que cremos e sempre repetimos como sendo verdadeiros e corretos. A forma de abordar de seres superiores a nós, o interesse em preservar a energia sob forma macroscópica, ou seja "o toque", idêntica forma tratada sobre os viajantes no Experimento Filadélfia, a importância de ainda em estágio inicial de evolução poder-mos saborear frutos e cores como se verifica em Kapax, civilizações avançadas espantam-se com a quantidade de "doutores" entre a nossa espécie, mas sequer sabem curar seus doentes ou mesmo saber a sua simples posição interestelar. Um grande filme para quem souber olhar com olhos de "observador".
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade