Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Ricardo L.
59.311 seguidores
2.750 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 22 de dezembro de 2021
Uma das obras primas do genial Roberto Rossellini! Aqui temos história forte pós guerra na Alemanha num cenário triste com cenas que marcam e ferem os corações que assiste. Um filme para quem tem coração forte.
Alemanha do imediato pós-guerra. Edmund (Moeschke) vive de pequenos furtos e biscates, assim como os que lhe dá um pedófilo, que havia sido seu professor (Gühne), para ajudar a família que passa por sérias necessidades, com o pai (Pittschau) bastante enfermo, o irmão Karl-Heinz (Krüger) se escondendo da polícia por ter desertado e a irmã Eva (Hinze). Perturbado pela recorrência do pai em querer morrer para não mais ser um peso para a família, reforçado pela irritação do proprietário com o atraso dos aluguéis e a prédica de seu ex-professor que afirma que para os fracos o melhor destino é a morte, Edmund envenena o pai, no mesmo dia em que Karl-Heinz se entrega às forças policiais. spoiler:
mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2024/03/filme-do-dia-alemanha-ano-zero-1948.html
Eu gostei muito desse filme. Ele é simples, bem curtinho, mas tem uma história extremamente interessante e cativante. O final é surpreendente e muito bem construído. É um daqueles filmes sem uma grande história, mas tudo o que é feito nele é bem pensado e detalhado. É muito legal fazer uma análise psicológica do personagem Edmund e perceber porque ele faz o que faz, em meio ao fim de uma guerra bastante desastrosa. Mostra, também, lados de uma realidade bastante cruel. Mesmo que as atuações não sejam tudo isso, o filme consegue cumprir com o que promete. A direção é excelente. Recomendo bastante!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade