Nos créditos finais do filme aparece a seguinte frase: "No animals or aliens were harmed in the making of this film" (traduzindo, "Nenhum animal ou alien foi machucado durante a realização deste filme").
O compositor David Arnold, responsável pela trilha sonora de Independence Day, reutilizou no filme material composto por ele para A Idade da Violência (1993).
Para rodar a cena a bordo do submarino U.S.S. Georgia foram utilizados os sets de filmagens de Maré Vermelha
Um dos prédios destruídos pelos alienígenas é um cinema que anuncia exatamente a exibição de Independence Day para breve.
Durante a pré-produção, foram testadas cenas em que as naves alienígenas atacavam vários pontos turísticos espalhados ao redor do planeta. Um dos testados foi exatamente a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mas a cena terminou sendo descartada por ter ficado muito desproporcional o tamanho da nave em relação ao tamanho da estátua.
O diretor Roland Emmerich teve a idéia para o roteiro de Independence Day após analisar a questão da existência da vida alienígena durante a divulgação de Stargate (1994), seu filme anterior.
OSCAR
1997
Ganhou:
Melhores Efeitos Especiais
Indicação:
Melhor Som
FRAMBOESA DE OURO
Indicação
Pior Roteiro de Filme que Arrecadou Mais de US$ 100 Milhões
GRAMMY
Ganhou
Melhor Composição Instrumental - Cinema