Minha conta
    A Hora da Estrela
    Média
    3,9
    61 notas
    Você assistiu A Hora da Estrela ?

    7 Críticas do usuário

    5
    1 crítica
    4
    3 críticas
    3
    1 crítica
    2
    1 crítica
    1
    1 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Marcelo Lopez
    Marcelo Lopez

    53 seguidores 56 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 22 de janeiro de 2014
    Sabemos que a adaptação de um livro para os cinemas é uma tarefa complexa e nunca será a tradução exata do contexto e a representação fiel dos personagens apresentados no livro. Isso é óbvio porque somente através da leitura fazemos a ligação e construção mais intima da obra acerca da proposta narrativa impressa pelo autor. Quando temos a visão de um diretor e somente temos acesso ao filme, essa construção será feita pela ótica de uma terceira pessoa, pois perde-se o contato direto com o criador do mundo literário. Se essa adaptação para os cinemas já é difícil, imagina adaptar a obra de Clarice Lispector, cuja escrita é muito intimista e e abre um universo de interpretações nas entrelinhas de suas histórias. A diretora Suzana Amaral merece aplausos pois transportou ao filme o debate entre a existência humana e os laços sociais. Mostra uma sociedade que oprime os mais fracos em uma situação agravada por um tipo de organização que segrega os indivíduos entre si. É uma das raras situações em que a heróina cativa por sua feiura, fragilidade e inexistência. Marcelia Cartaxo interpretou brilhantemente Macabéa. Por todos esses motivos "A Hora da Estrela" deve ser considerado uma obra prima do cinema nacional.
    Kamila A.
    Kamila A.

    7.557 seguidores 806 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 14 de maio de 2024
    “Sou datilógrafa, virgem e gosto de Coca-Cola”. Essa é a maneira como Macabéa (Marcélia Cartaxo, numa das performances mais emblemáticas do cinema brasileiro) se auto-descreve. A personagem é considerada uma das mais clássicas da literatura brasileira e é uma criação de uma das mais celebradas autoras do nosso país, Clarice Lispector.

    Na adaptação “A Hora da Estrela”, dirigida e co-escrita por Suzana Amaral, as características pessoais de Macabéa são potencializadas. Aos 19 anos, migrante nordestina, semi-analfabeta, curiosa, sonhadora, ingênua, infeliz e desprovida de qualquer maldade, Macabéa é engolida pela realidade de uma cidade grande e, principalmente, por relacionamentos (com o namorado Olímpio, com colegas de trabalho, com as companheiras de quarto) em que ela não consegue reconhecer as humilhações e os abusos.

    Lançado originalmente em 1985, “A Hora da Estrela” ganhou uma cópia digitalizada e com áudio remasterizado, idealizada especialmente para a Sessão Vitrine Petrobras. O filme estreia em 16 de maio e é uma ótima oportunidade para o público conferir aquele que é considerado um dos melhores longas do cinema brasileiro em todos os tempos, vencedor do Urso de Ouro de Melhor Atriz, no Festival de Cinema de Berlim, em 1985.
    edbhz
    edbhz

    2 críticas Seguir usuário

    2,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Um dos melhores filmes nacionais até hoje. Marcélia é Macabéa. Uma sublime adaptação de Suzana Amaral para o romance (super intimista) de Clarice.
    alexis rommel
    alexis rommel

    1 crítica Seguir usuário

    1,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    acompanhei a história de Macabéia desde o livro de Clarice Lispector, curti o filme, não entendo porque ele é quase impossível de ser encontrado na cidade, pelo menos em Fortaleza, tive de recorrer a TVC, canal educativo, pra conseguir vê-lo em VHS. E acho que as obras de Clarice são dignas de mais filmes.
    Anna F.
    Anna F.

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 9 de dezembro de 2017
    Adoro este filme. Assisto quantas vezes passar na TV. Na minha opinião é um dos melhores filmes nacionais que já assisti, e são poucos. Uma coisa é um filme mostrar a violência que já se vê nos meios de comunicação todos os dias, outra coisa é passar a autenticidade de uma pessoa e sua ingenuidade, misturadas à fantasia e ao desejo de amar. Parabéns a Marcelia Cartaxo e José Dumont, estes são insubstituíveis!
    Nathalia Magalhães
    Nathalia Magalhães

    3 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 11 de junho de 2024
    O filme tem um bom eredo,mas o final eu achei muito fdp eu torci pra macabea se dar bem mas ela morre do nada spoiler:
    voadorabr
    voadorabr

    1 crítica Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 24 de maio de 2024
    Um filme muito bem feito, porém penso que o roteiro poderia ter aprofundado um pouco mais a personagem. Vale a pena conferir!
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top