Alô, Amigos é formado por quatro animações, cada uma representando um país: "Lago Titicaca" (Peru), "Pedro" (Chile), "O Gaúcho Pateta" (Argentina) e "Aquarela do Brasil" (Brasil). Inicialmente a intenção era que as quatro animações fossem lançadas separadamente. Mas Walt Disney decidiu reuni-los em um mesmo filme por acreditar que, individualmente, as animações apenas interessariam aos países retratados em cada uma delas. Juntos, dariam um contexto sobre a América do Sul como um todo.
Com apenas 42 minutos, Alô, Amigos é o filme de animação mais curto já feito pela Walt Disney Pictures.
Esse filme foi realizado devido ao interesse de Walt Disney em estreitar as relações com os povos sul-americanos. Nos créditos de abertura aparece escrito "With sincere apreciation for the courtesy and cooperation show us by artists, musicians and our many friends of America Latina". Traduzindo, "Com a sincera apreciação pela cortesia e cooperação demonstrada pelos artistas, músicos e nossos amigos da América Latina".
Foi o primeiro filme a ter atores reais e personagens em animação contracenando juntos.
O personagem Zé Carioca aparece pela primeira vez nesse filme. José Oliveira, dublador de Zé Carioca, serviu de inspiração a Walt Disney para a criação do personagem. Ele era um músico paulista com jeito de malandro, típico do brasileiro da época.
A première mundial do filme ocorreu em 24 de agosto de 1942, na cidade do Rio de Janeiro. Foi a primeira animação da Disney a ser exibida na América do Sul antes dos Estados Unidos.