Atenção, contém "spoliers"!
Primeiramente quero dizer que achei o filme muito bom. Faltou desenvolvimento de personagem e enredo, mas tudo bem. Isso porque, acho eu, não era a mensagem que se pretendia passar ao público. Não sei se perceberam mais no filme os "povo do bem" são os alienígenas e o "povo do mal" são os seres humanos. Dicas que comprovam isso:
1. O primeiro sinal de que os alienígenas talvez não sejam hostis é que eles só atacam quando são atacados. Numa base de toma-lá-dá-cá.
2. Aqueles "cortadores de batata" só destruíam armas ou equipamentos bélicos ou algo teletrônico que considerassem hostil.
3. Aqui já fica evidente que os alienígenas não são maus, pois um cortador de batata percebe que há um ser humano (garotinho jogando beisebol) no caminho dele e calcula uma nova rota para chegar até a via expressa e destruí-la.
4. Os alienígenas só tinham armas nas naves, mas não carregavam uma com eles, indicando que não procuravam confronto físico com outro ser humano.
5. Quando o alienígena põe a mão na cara do militar lá, as imagens monstram alienígenas sendo destruídos e não seres humanos. E mostra também um planeta sendo atingido por raios. Isso dá a entender duas coisas: ou que o sinal que os seres humanos estavam mandando agia na verdade como um raio destruidor na atmosfera do planeta deles ou que os alienígenas foram atacados e seu planeta estava "morrendo".
Agora vai minha teoria:
Os alienígenas vieram conferir de onde vinha a mensagem que estavam recebendo. Só atacavam quando eram atacados. Não matavam seres humanos, apenas miravam em máquinas. Infelizmente a nava de comunicação deles se chocou com um satélite em órbita na Terra e foi destruído. Quando viram que os seres humanos eram hostis, decidiram isolar a ilha e ir até a montanha de onde haviam recebido o sinal e tentar enviar um sinal a qualquer custo para o planeta natal deles como quem dissesse "Este planeta é hostil". Engraçado como os seres humanos não perceberam que o satélite deles de comunicação se chocou com um em órbita na Terra, mas pensaram que tinham sido atacados.
Moral da história: os seres humanos não respondem bem ao que não conhecem e partem imediatamente para a violência.