Os diretores Gus Van Sant (Milk - A voz da igualdade) e Mark Waters (Meninas Malvadas), em momentos diferentes, chegaram a conversar com executivos do estúdio e com a autora sobre a possibilidade de assumir a direção. A cineasta Sofia Coppola (Um Lugar Qualquer) demonstrou interesse em comandar o projeto, mas sua intenção era pilotar apenas um filme e o estúdio Summmit queria que o filme fosse dividido em duas partes.
A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 foi filmado junto com A Saga Crepúsculo: Amanhecer - O Final (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2). As gravações começaram no dia 1 de novembro de 2010 e duraram até o dia 15 de abril de 2011. As cidades de Vancouver, Rio de Janeiro e Baton Rouge serviram de locação.
Amanhecer teve cenas gravadas no Rio de Janeiro, Brasil, em diversos pontos turísticos da cidade, como a Lapa, berço da boêmia carioca.
O confronto entre a polícia e bandidos, ocorrido em agosto de 2010, no Hotel Intercontinental, localizado em São Conrado, quase atrapalhou os planos do estúdio devido ao medo. Na época, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes garantiram à produtora que as equipes de filmagens teriam segurança absoluta.
No filme A Saga Crepúsculo: Lua Nova, Edward (Robert Pattinson) passa pelo Rio, mas não foram realizadas cenas na Cidade Maravilhosa. Ao invés disso, foi criado uma paisagem carioca em computação gráfica.
Robert Pattinson passou a praticar exercícios regularmente e a obedecer a uma dieta rigorosa durante o processo de preparação para A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1. Ele deixou essa rotina depois de gravar a tão falada cena de sexo.
Kristen Stewart afirmou numa entrevista que gravar a cena de sexo entre Bella e Edward na lua-de-mel foi tão estranho que, quando terminou, ela nem sentiu que eles tinham acabado de filmar uma cena apaixonada.
A cena de sexo entre Bella e Edward fez o filme receber uma classificação R (proibido para menores de 17 anos sem o acompanhamento dos pais) pela MPAA, órgão responsável por classificar os filmes nos EUA. A cena foi reeditada para receber a censura PG-13 (proibido para menores de 13 anos sem acompanhamento dos pais).
Robert Pattinson afirmou que ficou com vontade de rir várias vezes durante a cena do nascimento.
Para poder pilotar a lancha durante as cenas da lua-de-mel, Robert Pattinson fez algumas aulas de direção de barcos. Apesar disso, ele bateu com a lancha duas vezes durante as filmagens no Brasil.
Um boneco e um bebê de três semanas de vida foram usados na cena em que Bella dá à luz. Geléia de morango e cream cheese foram usadas para simular o sangue do recém-nascido.
O compositor Carter Burwell, que trabalhou no primeiro filme da saga, Crepúsculo, retorna para a franquia para compor trilha para as duas partes de Amanhecer. Para os fãs da série, é dele a famosa canção "Bella's Lullaby", que representa o amor do personagem Edward por Bella.
A primeira imagem oficial do filme divulgada mostrava apenas uma mão por cima de um colchão e algumas penas. Já a primeira foto com personagens foi mais explícita, revelando Edward e Bella deitados na cama e, aparentemente, nus.
De acordo com o convite para o casamento de Edward e Bella, o endereço da residência dos Cullen é 420 Woodcroft Ave Forks, WA.
O primeiro trailer do filme foi revelado durante a cerimônia de premiação do MTV Movie Awards.
Amanhecer Parte 1 levou aos cinemas 6.889.882 brasileiros.