Super Entrega.
O estúdio Aardman é responsável por algumas da mais divertidas aventuras em stop-motion que o cinema já viu, tome Wallace and Gromit e Fuga das Galinhas como referência e não se faz mais necessário outras citações. Apesar do estilo de animação, o CG também faz parte de seus trabalhos, no caso de Operação Presente, a qualidade também se mantém intacta.
Arthur faz parte de uma tradicional família do polo norte que comanda as entregas natalinas ao redor do globo. Usando e abusando de tecnologia high-tech, o delivery de presentes é sempre impecável, efetuando 2 bilhões de entregas em uma única noite, sem deixar rastros ou evidências dos responsáveis por ela. Por um descuido do Papai Noel, uma criança fica sem presente, o que representaria uma catástrofe para os mais tradicionais, mas eis que entra na brincadeira o protagonista e seu desejo de manter a ordem natalina intacta. Começa a então uma missão tarefa cujo objetivo é entregar o único presente faltante na mesma noite para não estragar a essência do natal.
Apesar da premissa simples, há uma impressionante mistura de elementos associados à modernidade em que vivemos na realidade. Isso se torna bem aparente com a forma de controlar as entregas, com uma central funcionando em tempo integral para checar e garantir a chegada dos presentes, isso sem contar que o veiculo usado é uma nave altamente sofisticada. Uma deliciosa brincadeira com a forma que a sociedade tem tratado o dia a dia e o imediatismo cada vez mais comum. Mas há também os conservadores, principalmente o noel da geração passada, que acredita cegamente nas capacidade do trenó puxado por renas altamente velozes.
Algo que chama a atenção é o volume de piadas e comentários que surgem a todo instante, muitas vezes obrigando-nos a redobrar a atenção para que nada passe despercebido. Isso impele uma qualidade cômica rara em filmes do gênero, pois consegue aliar as gags com a narrativa deixando tudo fluir sem excessos... e tem piada pra tudo: técnicos de TI, tecnologia, política, família, perfeccionismo entre outros que ajudam a moldar essa divertida animação.
OPERAÇÃO PRESENTE entra para o rol de filmes da Aardman com potencial de referência como poucos. Pode até não possuir a força dramática de grandes produções da Pixar, mas não fica para trás em termos de qualidade narrativa e diversão, algo que se destaca com louvores.