Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Estevan Magno
5.133 seguidores
490 críticas
Seguir usuário
3,0
Enviada em 10 de junho de 2013
Um filme simpático de Natal, é como pensamos ser a fábrica do Papai Noel atual, com a tecnologia a seus dispor não é estranho que o bom velhinho a use. Esse é o ponto do desenho, será que devemos nos prender na materialidade e esquecer a vida, a alma, é bom ter a ajuda da tecnologia mas nem sempre ela resolve nossos problemas, como por exemplo os problemas do coração. Nesse diferente e lindo filme, descobrimos um universo diferente, e animado do Natal. Porém descobrimos a vida que temos na vida do Papai Noel. As personagens são engraçadíssimas e simpáticas, o texto e a história são sensacionais uma bela obra de arte da animação, mas que conta com pecados como toda produção pequena, erros técnicos.
Desde Os Fantasmas de Scrooge e Expresso Polar,eu não tinha mas conseguido acompanhar uma animação com a mágica do Natal.E Operação Presente,veio com muita alegria,de personagens carismáticos e capazes de alegrar do início ao fim.A animação,traz cenas mal aproveitadas,e com muitos erros a mostra,mas nada que possa ter tirado o brilho da histó uma vez,a Sony Animation,trouxe com qualidade uma boa animação,que por sua vez,não traz um grande elenco de dublagem como estamos acostumados a ver em outros títulos,dessa vez trouxe apenas,James McAvoy,e Bill Nighy nos papéis principais.
O estúdio Aardman é responsável por algumas da mais divertidas aventuras em stop-motion que o cinema já viu, tome Wallace and Gromit e Fuga das Galinhas como referência e não se faz mais necessário outras citações. Apesar do estilo de animação, o CG também faz parte de seus trabalhos, no caso de Operação Presente, a qualidade também se mantém intacta.
Arthur faz parte de uma tradicional família do polo norte que comanda as entregas natalinas ao redor do globo. Usando e abusando de tecnologia high-tech, o delivery de presentes é sempre impecável, efetuando 2 bilhões de entregas em uma única noite, sem deixar rastros ou evidências dos responsáveis por ela. Por um descuido do Papai Noel, uma criança fica sem presente, o que representaria uma catástrofe para os mais tradicionais, mas eis que entra na brincadeira o protagonista e seu desejo de manter a ordem natalina intacta. Começa a então uma missão tarefa cujo objetivo é entregar o único presente faltante na mesma noite para não estragar a essência do natal.
Apesar da premissa simples, há uma impressionante mistura de elementos associados à modernidade em que vivemos na realidade. Isso se torna bem aparente com a forma de controlar as entregas, com uma central funcionando em tempo integral para checar e garantir a chegada dos presentes, isso sem contar que o veiculo usado é uma nave altamente sofisticada. Uma deliciosa brincadeira com a forma que a sociedade tem tratado o dia a dia e o imediatismo cada vez mais comum. Mas há também os conservadores, principalmente o noel da geração passada, que acredita cegamente nas capacidade do trenó puxado por renas altamente velozes.
Algo que chama a atenção é o volume de piadas e comentários que surgem a todo instante, muitas vezes obrigando-nos a redobrar a atenção para que nada passe despercebido. Isso impele uma qualidade cômica rara em filmes do gênero, pois consegue aliar as gags com a narrativa deixando tudo fluir sem excessos... e tem piada pra tudo: técnicos de TI, tecnologia, política, família, perfeccionismo entre outros que ajudam a moldar essa divertida animação.
OPERAÇÃO PRESENTE entra para o rol de filmes da Aardman com potencial de referência como poucos. Pode até não possuir a força dramática de grandes produções da Pixar, mas não fica para trás em termos de qualidade narrativa e diversão, algo que se destaca com louvores.
O que pode acontecer quando, no dia do Natal, uma criança não recebe o presente do Papai Noel?
A modernidade também chegou ao Polo Norte e em tempos modernos essa tecnologia faz parte da rotina dos elfos e do Papai Noel para que tudo ocorra bem no dia mais esperado pelas crianças e, só as boazinhas, recebam seu presente ao amanhecer.
Ando meio sentimental ultimamente (acho que sempre fui), a questão é que o Natal não é mais como antigamente, virou uma grande operação e acabou se esquecendo do principal; das crianças, da sua crença no bom velhinho, na esperança que ele representa para todas elas, e isso me comoveu. Até o trenó e suas renas foram substituídas por uma aeronave.
Arthur, filho caçula do Noel, é o único que acredita no sentido real do espírito natalino e parte numa jornada para que esta criança esquecida não perca suas esperanças.
É um filme tocante, cheio de questões sérias maquiadas por boas cenas de ação, comicidade e de emoção, e emocionado permaneço ao escrever estas linhas.
Curiosidade. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Animação em 2012.
Nota do público: 7.1 (IMDB) Nota dos críticos: 92% (Rotten Tomatoes
Bilheterias USA – $46 milhões Mundo – $147 milhões Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.
A nova animação da Sony parte para o óbvio gênero de filmes natalinos dessa época, mas faz bonito: Operação Presente subverte nossos conceitos do que é atualmente o natal, parte do ponto de vista do Papai Noel e seus elfos e acusa de maneira inteligente o modo superficial pelo qual muitos de nós enxergamos essa data que um dia foi muito especial.
É uma animação extremamente cativante. Tem uma trama aventureira e muito divertida, com várias piadas e um tom cômico sempre em tela, mas que também sabe ser tocante e emocionar.
Outra ótima animação do estúdio Aardman Animations.História leve,cativante,ótima para assistir nessa época do ano. Bill Nighy,Hugh Laurie e James McAvoy no elenco de dublagem é louvável.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade