O filme é baseado no livro "Minha Vida de Menina", escrito por Alice Dayrell Caldeira Brant sob o pseudônimo de Helena Morley.
É o 1º filme inteiramente de ficção rodado pela diretora Helena Solberg. Antes ela havia dirigido "Banana Is My Business", misto de documentário e ficção sobre Carmen Miranda.
"Vida de Menina" foi rodado em 35 mm na cidade de Diamantina e arredores durante 8 semanas, em junho e julho de 2003. Foi necessária uma equipe técnica de 60 profissionais, um elenco de 40 atores e quase 300 figurantes locais
Com a autorização do IPHAN, várias ruas da cidade foram modificadas para recriar a Diamantina de mais de 100 anos atrás - "sujando" paredes; distribuindo terra, pedras e palha; colocando animais, cavalos, mulas e carroças pelas ruas. Do casario antigo da cidade, vários ambientes interiores de época também foram recriados, com o uso no cenário de centenas de objetos antigos dos museus da região e de coleções particulares
"Vida de Menina" ganhou seis Kikitos de ouro no Festival de Gramado de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte e Melhor Filme pelo Júri Popular. Além disso, ganhou prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival do Rio.