O filme foi inspirado em fatos reais ocorridos durante a 2ª Guerra Mundial, conhecidos como Batalha de Los Angeles. Na madrugada de 24 para 25 de fevereiro de 1942, aeronaves não identificadas sobrevoaram o espaço aéreo de Los Angeles e o governo, achando que se tratavam dos japoneses, ordenou um blecaute na cidade e o disparo de cerca de 1.500 projéteis anti-aéreos em direção ao céu. Após o evento, sem nenhuma prova de que existiu tal ataque por parte dos inimigos, o incidente foi classificado como "alarme falso". Um balão metereológico chegou a ser cogitado como provocador do fato, fruto de uma verdadeira "guerra de nervos.
Embora existam cenas em Los Angeles, Califórnia, muito pouco foi rodado lá devido aos incentivos oferecidos pelo estado de Louisiana, também nos Estados Unidos. Lá foram construídas as ruas da cidade californiana.
O diretor e roteirista Shane Black, dos filmes da série Máquina Mortífera, foi chamado para contribuir no roteiro final, mas não levou crédito pelo trabalho.
Fuzileiros da Base de Pendleton, da Costa Oeste dos Estados Unidos, ajudaram os atores a conhecer melhor a rotina dos militares.
Vários fuzileiros participaram do filme. Como agradecimento, no dia da estreia foi montado um esquema de exibição na base militar.
O filme foi lançado nos EUA no dia 11/03/11. O código 0311 refere-se ao Marine Corps Military Occupational Specialty (MOS), grupamento de fuzileiros da Infantaria.