Mais um filme baseado em uma das obras clássicas de Stephen King. O livro que inspirou o filme foi publicado em 1986.
A primeira adaptação deste livro do Stephen King para a TV foi em um telefime intitulado It - Uma Obra Prima do Medo (1990).
Derry, a cidade fictícia do filme, também foi o local dos acontecimentos de outros livros de Stephen King, como Insônia, Saco de Ossos e O Apanhador de Sonhos.
A trama se divide em duas partes: a primeira é quando os protagonistas ainda são crianças e a segunda quando eles já estão adultos e voltam para Derry.
Bill Skarsgard realmente entrou no personagem. O ator que interpreta Pennywise revelou que chegou a fazer alguns atores-mirins chorarem de verdade durante as gravações.
Os criadores da série Stranger Things (2016), Matt e Ross Duffer, chegaram a propor a adaptação dessa obra do Stephen King para a Warner, que rejeitou a ideia.
O longa fez palhaços perderem o emprego nos Estados Unidos. O próprio Stephen King se desculpou em uma rede social dizendo: “Os palhaços estão com raiva de mim. Me desculpe, muitos de vocês são ótimos. Mas…as crianças sempre tiveram medo de palhaços. Não mate o mensageiro pela mensagem", escreveu.
O diretor Cary Fukunaga abandonou o projeto por diferenças criativas.
Mark Rylance e Ben Mendelsohn foram considerados para o papel de Pennywise, mas os produtores depois preferiram contratar alguém mais novo para o interpretar o personagem.
Will Poulter ia interpretar Pennywise, mas teve que desistir da proposta por conflito de agenda.
Apesar de Bill Skarsgård estar no set na maior parte das filmagens, ele realmente só começou a gravar depois que quase metade do filme já havia sido gravada. Isso porque o ator começou a trabalhar com Andrés Muschietti e os produtores para aperfeiçoar seus maneirismos como Pennywise.
O diretor Andrés Muschietti planejou usar recursos de computação gráfica para fazer com que o olho de Pennywise olhasse para duas direções diferentes, mas o ator logo demonstrou ser capaz de fazer isso sozinho.
O teaser teve 197 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas desde o seu lançamento, batendo o record de 139 milhões de views de Velozes e Furiosos 8 (2017).
Bill Skarsgård não conheceu nenhum dos atores adolescentes até o início das filmagens. A ideia era garantir que eles se assustassem com Pennywise durante o filme.
Bill Skarsgård admitiu que tinha pesadelos constantemente durante o período de produção do filme.