Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
O instinto de observação de Depp, deixando as coisas subentendidas ou internas para então expulsá-las quando necessário, paga altos dividendos aqui [...]. É uma atuação inesperada e muito bem-vinda nesse ponto de sua carreira, e uma das melhores.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Scott Foundas
Johnny Depp faz no melhor trabalho de sua carreira como o notório gângster de Boston James "Whitey" Bulger no tenso e elegantemente discreto filme de drama e crime de Scott Cooper.
A crítica completa está disponível no site Variety
Chicago Sun-Times
por Matt Zoller Seitz
Um filme bizarro. Não funciona até você se sintonizar à sua frequência. Se você conseguir, começará a ver método por trás da loucura [...] Apesar de todas as suas falhas, é o primeiro filme desde "Senhores do Crime" que acrescenta algo realmente novo à velha escolha das histórias de gânsgter de rua.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinemascope
por Verônica Petrelli
A caracterização é tão bem feita que Depp parece até um demônio, com seus olhos verdes penetrantes. [...] O único ponto negativo é que o filme acaba se tornando muito maçante em alguns momentos. Suas duas horas ficam longas e arrastadas devido a pausas muito extensas, cenas supérfluas e diálogos demorados.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
Johnny Depp já interpretou um vampiro, um pirata, um barbeiro assassino, um ladrão de bancos, um terrorista e um traficante, entre outros personagens pouco amigáveis, mas nunca foi tão assustador como no filme "Aliança do Crime"...
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Folha de São Paulo
por Ricardo Calil
A opção do diretor e do protagonista por uma certa secura [...] pode ser vista como arriscada. O longa é uma obra sem firulas vistosas para entreter o espectador - o que torna a experiência menos agradável, porém mais duradoura.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Gazeta do Povo
por Anderson Gonçalves
“Aliança do Crime” não é só Johnny Depp. Mais do que as nuances do protagonista, o diretor Scott Cooper soube tirar proveito da grande história que tinha em mãos. Equilibra tensão, dramaticidade, ação e humor e faz, no mínimo, um bom filme policial.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Rolling Stone
por Peter Travers
Dirigido com precisão por Scott Cooper, "Aliança do Crime" joga uma vasta (mas não muito profunda) rede sobre os tentáculos do criminoso – o problema é que todas as maldades de Whitey poderiam render uma minissérie. O melhor a fazer é perdoar os zigue-zagues e subtramas do filme e focar na perfomance de Depp.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Lee Marshall
Um "Os Bons Companheiros" irlando-americano rodado em locações famosas por "The Wire"? Com certeza, mas, no final, apesar de se perder no meio do deserto que aflige histórias de crime reais ao longo de décadas, "Aliança do Crime" se desvencilha dessas comparações para mostrar seu próprio valor.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Screen Rant
por Ben Kendrick
Sem surpresa, Depp desaparece no personagem, graças a uma maquiagem convincente e a uma ótima mistura de carisma e malícia, filtrados pelo olhar de um sociopata assassino.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
The Guardian
por Peter Bradshaw
Convincente drama de crime baseado em fatos reais que é um poderoso retorno para Johnny Depp. A saga de Whitey Bulger por Scott Cooper é um filme seguro e desagradável, com atuações impressionantes de seu elenco estelar.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Playlist
por Jessica Kiang
Por trás dessa aparência polida existem poucas informações sobre como este personagem realmente funcionava - e apesar de sua aparência assustadora, Bulger foi um homem, e não um demônio.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Télérama
por Louis Guichard
Johnny Depp está sóbrio e intenso como não se vê há muito tempo, além disso, a alteridade radical de sua aparência, comparada à dos outros, possui mais significado que toda a direção de Scott Cooper.
A crítica completa está disponível no site Télérama
CineClick
por Daniel Reininger
Mesmo com muitos personagens e narradores, um dos méritos do longa é conseguir se fazer entender. Outro elogio é se assemelhar com "Os Infiltrados" (2006), com tema e cenário parecidos, mas em um período anterior.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cineweb
por Neusa Barbosa
A postura física e especialmente a voz gutural do ator neste papel são ainda mais impressionantes do que a maquiagem, numa atuação que muitos críticos consideram uma das melhores de toda a carreira de Depp.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cinema com Rapadura
por David Arrais
[...] a sensação que fica ao final de “Aliança do Crime” é a de que deve ser um ótimo filme de máfia, para quem nunca assistiu a algo semelhante. Para quem conhece pelo menos os clássicos, é apenas mais um na prateleira.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Com um trabalho de recriação de época (ou melhor: épocas) excepcional graças ao impecável trabalho da designer de produção Stefania Cella ("A Grande Beleza"), o filme é um curioso estudo sobre como o carisma pode ser uma arma perigosa quando exercido pela pessoa errada...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Collider
por Matt Goldberg
Cooper contenta-se inteiramente com a atuação carismática, mas unidimensional, de Johnny Depp. Isso é uma pena porque o filme tem um personagem muito mais interessante: o agente do FBI John Connolly...
A crítica completa está disponível no site Collider
O Globo
por Alessandro Giannini
Sozinho ou acompanhado, Depp abre um clarão e a tela se ilumina. As exceções são Cumberbatch e Bacon, que mesmo em papéis secundários ainda exercem sobre o espectador aquele esperado magnetismo.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Érico Borgo
Ainda que os demais integrantes do elenco estejam muito bem, em especial Joel Edgerton, não há muito que diferencie "Aliança do Crime" de tantos outros filmes de máfia. O diretor Scott Cooper joga dentro demais das regras/clichês do gênero, sem assinatura ou novidade.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Papo de Cinema
por Rodrigo de Oliveira
Se o show é de Johnny Depp, ao menos o ator não deixa seus fãs na mão. Lembrando dos bons tempos quando defendia bons personagens e entrava de cabeça em papéis difíceis, ele se mostra uma escolha nada óbvia, mas certeira.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Veja
por Raquel Carneiro
[...] o cineasta mostra que tem um bom tino para conduzir atores. O elenco de "Aliança do Crime" é impecável e Depp consegue, após cinco fracassos consecutivos de crítica e bilheteria, provar que ainda é digno de respeito.
A crítica completa está disponível no site Veja
Zero Hora
por Marcelo Perrone
Sob pesada maquiagem, Depp compõe um tipo de aparência diabólica que cumpre com inteligência e implacável frieza sua rota criminosa sob a vista grossa das autoridades.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
ScreenCrush
por Matt Singer
Apesar do cabelo e do sotaque (e das lentes de contato azuis), a atuação de Depp em "Aliança do Crime" é a sua melhor e mais contida em anos. [...] Mas o filme em si é uma biografia de gângster repleta de fórmulas...
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
Washington Post
por Ann Hornaday
Johnny Depp desempenha uma atuação morta e frígida. [...] O diretor Scott Cooper faz um trabalho admirável em desvalorizar os tipos que Martin Scorsese fez a carreira colorindo e mitificando.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
A Tarde
por Bruno Porciuncula
O problema é que escolher um ator consagrado e carismático para interpretar um criminoso em "Aliança do Crime" se mostrou um erro na tela. O roteiro claramente ameniza as ações de Jimmy. [...] Tudo renderia uma boa história se fosse melhor tratada, mas o filme “atira” para todos os lados e acaba errando.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Críticos.Com.Br
por Octavio Caruso
Um dos problemas principais do filme, sua estrutura convencionalaltamente dependente de cenas expositivas e guiada por interrogatórios que conduzem a flashbacks, é temperada, de vez em sempre, por uma imersão no padrão do mafioso estereotipado estabelecido pelo “Os Bons Companheiros”, de Scorsese.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Estado de Minas
por Carolina Braga
Há um tímido ensaio de apresentar o homem por trás das barbáries. Mostrar Whitey como pai e filho dedicado é uma tentativa de humanizar o protagonista, mas não cola. São informações que no fim das contas não fazem diferença no comportamento frio do bandido...
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
New York Times
por A. O. Scott
"Aliança do Crime" não é um bom filme de gângster. A direção de Cooper é hábil, mas excessivamente dependente de "Scorsesismos" emprestados (especialmente no que diz respeito a música); o elenco é de primeira qualidade, mas o filme é uma confusão de atitudes de segunda e ideias reaproveitadas.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Pipoca Moderna
por Cecília Barroso
Cansativo, desinteressante e frustrante, “Aliança do Crime” tinha personagem, elenco e uma excelente equipe técnica, mas lhe faltou a coisa mais importante em um filme: quem soubesse como filmá-lo.
A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Na lista de grandes filmes de gângsters da História do cinema não haverá lugar para este filme desnecessariamente violento e mal-humorado [...] Não gostei do filme porque acho o diretor sem talento, sem criação, realizando um trabalho banal e igual a dezenas de outros.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Critikat.com
por Matthieu Santelli
Depp ainda surpreendia um pouco em "O Cavaleiro Solitário", mas nada de novo sai de sua atuação, totalmente limitada pela prótese facial e sua metodologia de atuação [...] Em "Aliança do Crime", tudo já foi visto e revisto mil vezes.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
The Hollywood Reporter
O instinto de observação de Depp, deixando as coisas subentendidas ou internas para então expulsá-las quando necessário, paga altos dividendos aqui [...]. É uma atuação inesperada e muito bem-vinda nesse ponto de sua carreira, e uma das melhores.
Variety
Johnny Depp faz no melhor trabalho de sua carreira como o notório gângster de Boston James "Whitey" Bulger no tenso e elegantemente discreto filme de drama e crime de Scott Cooper.
Chicago Sun-Times
Um filme bizarro. Não funciona até você se sintonizar à sua frequência. Se você conseguir, começará a ver método por trás da loucura [...] Apesar de todas as suas falhas, é o primeiro filme desde "Senhores do Crime" que acrescenta algo realmente novo à velha escolha das histórias de gânsgter de rua.
Cinemascope
A caracterização é tão bem feita que Depp parece até um demônio, com seus olhos verdes penetrantes. [...] O único ponto negativo é que o filme acaba se tornando muito maçante em alguns momentos. Suas duas horas ficam longas e arrastadas devido a pausas muito extensas, cenas supérfluas e diálogos demorados.
Diário de Pernambuco
Johnny Depp já interpretou um vampiro, um pirata, um barbeiro assassino, um ladrão de bancos, um terrorista e um traficante, entre outros personagens pouco amigáveis, mas nunca foi tão assustador como no filme "Aliança do Crime"...
Folha de São Paulo
A opção do diretor e do protagonista por uma certa secura [...] pode ser vista como arriscada. O longa é uma obra sem firulas vistosas para entreter o espectador - o que torna a experiência menos agradável, porém mais duradoura.
Gazeta do Povo
“Aliança do Crime” não é só Johnny Depp. Mais do que as nuances do protagonista, o diretor Scott Cooper soube tirar proveito da grande história que tinha em mãos. Equilibra tensão, dramaticidade, ação e humor e faz, no mínimo, um bom filme policial.
Rolling Stone
Dirigido com precisão por Scott Cooper, "Aliança do Crime" joga uma vasta (mas não muito profunda) rede sobre os tentáculos do criminoso – o problema é que todas as maldades de Whitey poderiam render uma minissérie. O melhor a fazer é perdoar os zigue-zagues e subtramas do filme e focar na perfomance de Depp.
Screen International
Um "Os Bons Companheiros" irlando-americano rodado em locações famosas por "The Wire"? Com certeza, mas, no final, apesar de se perder no meio do deserto que aflige histórias de crime reais ao longo de décadas, "Aliança do Crime" se desvencilha dessas comparações para mostrar seu próprio valor.
Screen Rant
Sem surpresa, Depp desaparece no personagem, graças a uma maquiagem convincente e a uma ótima mistura de carisma e malícia, filtrados pelo olhar de um sociopata assassino.
The Guardian
Convincente drama de crime baseado em fatos reais que é um poderoso retorno para Johnny Depp. A saga de Whitey Bulger por Scott Cooper é um filme seguro e desagradável, com atuações impressionantes de seu elenco estelar.
The Playlist
Por trás dessa aparência polida existem poucas informações sobre como este personagem realmente funcionava - e apesar de sua aparência assustadora, Bulger foi um homem, e não um demônio.
Télérama
Johnny Depp está sóbrio e intenso como não se vê há muito tempo, além disso, a alteridade radical de sua aparência, comparada à dos outros, possui mais significado que toda a direção de Scott Cooper.
CineClick
Mesmo com muitos personagens e narradores, um dos méritos do longa é conseguir se fazer entender. Outro elogio é se assemelhar com "Os Infiltrados" (2006), com tema e cenário parecidos, mas em um período anterior.
Cineweb
A postura física e especialmente a voz gutural do ator neste papel são ainda mais impressionantes do que a maquiagem, numa atuação que muitos críticos consideram uma das melhores de toda a carreira de Depp.
Cinema com Rapadura
[...] a sensação que fica ao final de “Aliança do Crime” é a de que deve ser um ótimo filme de máfia, para quem nunca assistiu a algo semelhante. Para quem conhece pelo menos os clássicos, é apenas mais um na prateleira.
Cinema em Cena
Com um trabalho de recriação de época (ou melhor: épocas) excepcional graças ao impecável trabalho da designer de produção Stefania Cella ("A Grande Beleza"), o filme é um curioso estudo sobre como o carisma pode ser uma arma perigosa quando exercido pela pessoa errada...
Collider
Cooper contenta-se inteiramente com a atuação carismática, mas unidimensional, de Johnny Depp. Isso é uma pena porque o filme tem um personagem muito mais interessante: o agente do FBI John Connolly...
O Globo
Sozinho ou acompanhado, Depp abre um clarão e a tela se ilumina. As exceções são Cumberbatch e Bacon, que mesmo em papéis secundários ainda exercem sobre o espectador aquele esperado magnetismo.
Omelete
Ainda que os demais integrantes do elenco estejam muito bem, em especial Joel Edgerton, não há muito que diferencie "Aliança do Crime" de tantos outros filmes de máfia. O diretor Scott Cooper joga dentro demais das regras/clichês do gênero, sem assinatura ou novidade.
Papo de Cinema
Se o show é de Johnny Depp, ao menos o ator não deixa seus fãs na mão. Lembrando dos bons tempos quando defendia bons personagens e entrava de cabeça em papéis difíceis, ele se mostra uma escolha nada óbvia, mas certeira.
Veja
[...] o cineasta mostra que tem um bom tino para conduzir atores. O elenco de "Aliança do Crime" é impecável e Depp consegue, após cinco fracassos consecutivos de crítica e bilheteria, provar que ainda é digno de respeito.
Zero Hora
Sob pesada maquiagem, Depp compõe um tipo de aparência diabólica que cumpre com inteligência e implacável frieza sua rota criminosa sob a vista grossa das autoridades.
ScreenCrush
Apesar do cabelo e do sotaque (e das lentes de contato azuis), a atuação de Depp em "Aliança do Crime" é a sua melhor e mais contida em anos. [...] Mas o filme em si é uma biografia de gângster repleta de fórmulas...
Washington Post
Johnny Depp desempenha uma atuação morta e frígida. [...] O diretor Scott Cooper faz um trabalho admirável em desvalorizar os tipos que Martin Scorsese fez a carreira colorindo e mitificando.
A Tarde
O problema é que escolher um ator consagrado e carismático para interpretar um criminoso em "Aliança do Crime" se mostrou um erro na tela. O roteiro claramente ameniza as ações de Jimmy. [...] Tudo renderia uma boa história se fosse melhor tratada, mas o filme “atira” para todos os lados e acaba errando.
Críticos.Com.Br
Um dos problemas principais do filme, sua estrutura convencionalaltamente dependente de cenas expositivas e guiada por interrogatórios que conduzem a flashbacks, é temperada, de vez em sempre, por uma imersão no padrão do mafioso estereotipado estabelecido pelo “Os Bons Companheiros”, de Scorsese.
Estado de Minas
Há um tímido ensaio de apresentar o homem por trás das barbáries. Mostrar Whitey como pai e filho dedicado é uma tentativa de humanizar o protagonista, mas não cola. São informações que no fim das contas não fazem diferença no comportamento frio do bandido...
New York Times
"Aliança do Crime" não é um bom filme de gângster. A direção de Cooper é hábil, mas excessivamente dependente de "Scorsesismos" emprestados (especialmente no que diz respeito a música); o elenco é de primeira qualidade, mas o filme é uma confusão de atitudes de segunda e ideias reaproveitadas.
Pipoca Moderna
Cansativo, desinteressante e frustrante, “Aliança do Crime” tinha personagem, elenco e uma excelente equipe técnica, mas lhe faltou a coisa mais importante em um filme: quem soubesse como filmá-lo.
Rubens Ewald
Na lista de grandes filmes de gângsters da História do cinema não haverá lugar para este filme desnecessariamente violento e mal-humorado [...] Não gostei do filme porque acho o diretor sem talento, sem criação, realizando um trabalho banal e igual a dezenas de outros.
Critikat.com
Depp ainda surpreendia um pouco em "O Cavaleiro Solitário", mas nada de novo sai de sua atuação, totalmente limitada pela prótese facial e sua metodologia de atuação [...] Em "Aliança do Crime", tudo já foi visto e revisto mil vezes.