Prometheus
    3,7
    Você assistiu Prometheus ?

anderson j
    anderson j

Enviada em 1 de outubro de 2018
    Prometheus é mais um caso de filme que não precisava existir, entretanto, já que foi feito, o resultado é positivo, porém, bastante divisivo. Ao mesmo tempo que o filme se sai muito bem como um Sci-Fi de escala colossal, cheio de efeitos visuais lindos, uma fotografia maravilhosa e o design de produção é um espetáculo. Mas certos personagens apresentam certas atitudes tão imbecis em dados momentos do filme, que impedem o filme de pontuar melhor. Como Preludio é muito bom, toca em questões religiosas, origem da vida, entre outros temas, de maneira muito bem realizada, mas falta certo aprofundamento e respostas para as questões que levanta. A Produção é uma das mais belas que já vi em um Sci-Fi, é algo espetacular, os atores dão um show, e há uma sequencia de parto cesariano que chega dar gastura de tão bem realizada. Ridley Scott soube conduzir muito bem essa historia fazendo um "quase clássico" do Sci-Fi, acho que ele só não conseguiu devido as incoerências nas atitudes dos personagens, aliás, esses problemas de atitudes imbecis de personagens foi elevado ao quadrado em Alien Covenant. Mas Prometheus é divisivo como toda grande obra é. Erra muito, é verdade, mas acerta muito também e proporciona momentos inesquecíveis se estabelecendo como um bom filme Sci-fi.
    Miguel J.
    Miguel J.

Enviada em 8 de agosto de 2018
    Filme muito ruim.
    Embora tenha um elenco excelente, a história é completamente sem sentido. As coisas parecem que vão acontecendo sem motivo. Diversas partes do filme não possuem conexão. Perdi 2h da minha vida. Não percam a da de vocês.
    raphaelssouza
    raphaelssouza

Enviada em 15 de junho de 2018
    com um elenco desses o filme poderia ter saído melhor, parece mais um filme de terror q as lombrigas eram os inimigos. Mas o impecável mesmo é na fotografia q está linda e nos efeitos.
    #NãoVaiPraEstante
    Gerson R.
    Gerson R.

Enviada em 27 de julho de 2017
    Só o fato de um filme de ficção abordar questões filosóficas é o suficiente para destaca-lo entre outros. Prometheus é um destes, realmente. Embora o diretor Ridley Scott não consiga ser um Kubrick ou Tarkovski – esta prequel da série Alien está longe de ser tão profunda quanto os filmes dos cineastas citados – mas, ao menos, se propõe a tratar com alguma inteligência do tema de qual seria a verdadeira origem do ser humano.

O contraste entre a criação religiosa da Dra. Shaw de Noomi Rapace com suas descobertas arqueológicas que desmistificam as coisas que seu pai (numa curta participação de Patrick Wilson, em flashback) lhe ensinou sobre Deus na infância são uma das coisas mais interessantes do filme – as descobertas da doutora e seu marido Charlie (Marshall-Green) em cavernas da Irlanda levam a entender que existe um planeta onde estariam os criadores do universo – consequentemente, os criadores da terra. Conseguindo apoio das empresas Weyland – do idoso Peter Weyland (Pearce) – para financiar a viagem espacial na nave Prometheus, eles partem até o local onde pretendem encontrar todas as respostas para a origem da vida – mas, chegando lá, um patógeno alienígena transformará em morte tais tentativas de entender a vida.

Fazendo um bom trabalho como Shaw, Noomi Rapace consegue ser o alicerce do filme – apesar de não ser uma Ripley – já que sua personagem tem lá seus problemas de desenvolvimento – mas nada grave – o destaque do elenco acaba ficando sobre o sempre bom Michael Fassbender, que dá uma dualidade curiosa ao androide David – misto da arrogância do Ash de Alien com a bondade do Bishop de Aliens, O Resgate – acaba sendo um “robô emotivo” – cheio de duvidas sobre as suas reais funções e querendo saber das origens da humanidade também – mesmo que utilize-se de recursos desleais contra alguns integrantes da nave.

Existem desperdícios no elenco, infelizmente. Como a forma de posicionar a Vickers da ótima Charlize Theron como uma “megera” – tentando mantê-la como uma vilã – e a pouco aprofundada personalidade do capitão da nave interpretado por Idris Elba – que “ajuda” a estragar um importante ato no final do filme. Infelizmente, é visível uma fragilidade no roteiro – que do meio para frente se perde nas questões que levanta no inicio do filme – indo para lugar nenhum. Basicamente, deixar as respostas apenas para o espectador não é justo quando o discurso do projeto simplesmente some para dar lugar aos momentos de terror e tensão – que, na maioria das vezes funciona, pelo menos – justamente por tentar criar criaturas diferentes das já vistas na série – o alien estaria ainda em formação, portanto não tem a forma como conhecemos do primeiro longa da franquia – Scott consegue chamar a atenção na tensa cena onde Shaw é obrigada a se submeter a uma cirurgia dentro de uma maquina.

Visualmente muito bem criado – os cenários são recriações perfeitas de coisas que apenas foram mencionadas ou mostradas de relance nos filmes originais – acaba sendo melhor do que as partes 3 e 4 da franquia, mas ainda assim muito longe da empatia que as duas primeiras tinham – Prometheus tenta ser mais ousado do eu realmente é, mas não se sustenta apenas por seu discurso filosófico pouco aprofundado – que morre de forma fácil, assim como alguns de seus poucos personagens bons. É um bom filme, mas poderia ser bem melhor.
    Júnior S.
    Júnior S.

Enviada em 8 de julho de 2017
    Clássico. Que vai ser devidamente reconhecido com o tempo. Muita gente não entendeu direito o que Ridley Scott estava querendo dizer. Elizabeth Shaw, personagem icônica a altura de Ripley. As voltas que o roteiro dá, os diálogos às vezes pouco inspirados incomodam, mas nada que se sobreponha as qualidades. Visual de encher os olhos.
    Marcelo S
    Marcelo S

Enviada em 21 de maio de 2017
    Ridley Scott voltou depois de 33 anos para fazer mais um filme da franquia Alien com Prometheus, confesso que assisti os 4 filmes da franquia, porém, quando era criança-adolescente, ou seja, sempre na Tela Quente (só a A Ressurreição que aluguei em VHS). Tenho lembranças vagas e algumas bem consistentes dos 4 filmes em questão. Depois de assistir Prometheus fiquei com duas opiniões sobre o filme... se tratando de um filme á parte, de um recomeço de franquia, analisando-o como um filme único, o filme é BOM. Em se tratando de um filme dentro da franquia Alien, como história de origem, um prólogo, o filme é DECEPCIONANTE.

Não vou negar que o CGI do filme, os efeitos especiais, a fotografia do filme, são perfeitos, algo lindo de se ver, salta aos olhos a perfeição que conseguiram fazer para retratar um planeta em outro sistema do universo. Ridley Scott se superou nesse ponto, criou um visual esplendido não só externamente como os cenários na nave interplanetária Prometheus, futurística mas quem assiste percebe familiaridades com a tecnologia atual, por mais estranho que possa soar.

Em termos de neredo, ele é bem fechadinho, se segura por si só, bem construído, bem sólido, não é difícil de entender, o prolema mesmo é as perguntas sem respostas. Propositalmente feito para ser respondidas nos filmes vindouros, ainda assim, toda essa história dos xenomorfos em um planeta servindo como base de testes para armamentos letais e que no fim das contas dá a origem da criatura Alien ficou meio sem pé nem cabeça. Ou o filme trata da origem do extraterrestre mais conhecido do mundo do cinema, ou nos mostra mesmo a procura para o grande questionamento da humanidade: de onde viemos, por que estamos aqui? Você partir desta premissa, e mostrar a origem de Aliens (que não são aliens, são monstros transmórficos esquisitos, projetos de verdadeiros Aliens, os xenomorfos) e a partir daí, deixar toda esta premissa em segundo plano, não é uma ideia muito concreta. E apenas neste ponto Scott escorregou em Prometheus, provavelmente influenciado pelas grandes franquias e refilmagens de hoje em dia no mundo do cinema, que movimenta a indústria, e sustenta basicamente em continuações de 3 ou 4 filmes.

Na questão dos atores, temos muitos personagens caricatos, a protagonista em perigo, o seu namorado heroico, o machão encrenqueiro, o metido a besta, o nerd de óculos e o cara do gueto (Idris Elba) que é o cara que tem os maiores colhões entre todos.

Dou destaque para Noomi Rapace (Dra. Shaw) que começa o filme devagar, mas a partir do momento que ela perde seu namorado e engravida do Alien, sua personagem cresce em importância e em dramaticidade.
    Michael Fassbender. obviamente é o grande e único destaque do filme como Walter, o sintético construído por Peter Weyland (Guy Pearce, com uma maquiagem pesadíssima), mais uma vez Fassbender se supera em performance artística com este personagem, claramente influenciado pelo filme 2001 - Uma odisseia no espaço, e pra falar a verdade, Prometheus pega muita coisa deste filme.
    Charlize Theron foi desperdiçada no filme como Meredith Vickers, praticamente não tem nenhuma importância no filme, com pouquíssimas aparições no inicio, no meio, e no fim do filme, ela é apresentada como uma antagonista na história, porém inexplicavelmente ela não é desenvolvida no roteiro, ficando em segundo plano, o único momento de relevância é quando é revelado que Weyland é seu pai, e até esta cena é mal feita, sem impacto nenhum, sem falar que seu personagem têm um fim pra lá de clichê e só serviu pra fornicar com Janek (Idris Elba).

Prometheus é soberbo visualmente, mas fraco na essência: Ficção científica ou prelúdio de Alien?
    drigosr
    drigosr

Enviada em 15 de maio de 2017
    Sou realmente fã de Prometheus e não consigo entender de onde vem tanta crítica negativa sobre esse filme. Talvez o maior problema seja não o ver como um filme que se sustenta por si só, mas como só um prelúdio da série Alien.

Prometheus é um filme de visual único, personagens bem construídos (apesar de clichês) e suspense na medida, mas, acima disso tudo, ele é um puro filme de ficção científica. Há muito cuidado em mostrar o motivo da exploração da nave Prometheus para o planeta alienígena, indo desde a escavação que encontra vestígios de existência de extraterrestres na Terra há milhares de anos, até o início da viagem em si.

Os personagens são bem clichês mas bem construídos e talvez o maior problema tenha sido a necessidade de mostrar a função de cada um, piloto, cientista, médico, e etc. O destaque no entanto é o androide David (Michael Fassbender) que, desde o início do filme já mostra que não é bem uma parte da equipe, como aparenta ser. Ele é um androide extremamente andrógeno (haha) e misterioso que tem motivação e visão diferente sobre os alienígenas, diferente do resto da tripulação da nave.

Os xeromorfos ainda não são os aliens que conhecemos dos primeiros filmes e há muito mistérios sobre o que são aquelas criaturas. Elas aparecem pouco e quando aparecem são muito rápidas então você não consegue ver e entender bem o que elas são, aumentando o mistério e a tensão.

O filme não é um filme de terror gore com muitas cenas de sangue e morte, mas tem seus momentos de suspense e violência, claro. O principal foco, no entanto, é contar a origem dos xenomorfos e como eles foram criados. Prometheus é definitivamente um filme de origem e história, talvez por isso seja mal visto pela maioria.
    BuldoguesPugsSharpeis
    BuldoguesPugsSharpeis

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Divertido, um bom começo para a saga Alien, que embora um pouco mal explicado, teremos uma continuação que deve explicar melhor. Só não fez sentido spoiler: a morte da loirinha, ele deveria ter corrido para o lado
    , mas é um bom filme, com efeitos incríveis. Te recomendo
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 16 de janeiro de 2017
    Como fã convicto da série Alien, desde seu Oitavo Passageiro ao controverso A Ressurreição, tenho autoridade não apenas como estudioso de Cinema mas como fã estudioso de considerar o novo trabalho de Ridley Scott como uma involução não apenas da série, mas do gênero de ficção científica/terror como um todo.
    Sabrina S.
    Sabrina S.

Enviada em 20 de setembro de 2016
    Filme lixo!!! Muito ruim! Muita perca de tempo! Sem história, sem ação, sem fim. Aqueles que dão acima de 1 estrela, não tem senso crítico!