O filme é uma versão moderna do clássico livro de Jonathan Swift, repleta de referências populares do mundo atual.
Estreia do diretor Rob Letterman na direção de um longa live-action (com atores). Os seus longas anteriores foram O Espanta Tubarões e Monstros vs Alienígenas.
O roteirista Joe Stillman foi indicado ao Oscar por Shrek, além de ter escrito Shrek 2.
Terceiro longa (ficção) em que o ator Jack Black recebe crédito como produtor.
O ator Taylor Lautner tinha sido escalado primeiramente para interpretar Horácio, mas foi descartado depois que os produtores chegaram a conclusão de que ele era muito jovem para o papel, que acabou ficando com Jason Segel.
A atriz Sarah Michelle Gellar chegou a ter seu nome considerado para o papel de Princesa de Lilliputi, personagem que acabou nas mãos de Emily Blunt.
As Viagens de Gulliver foi inteiramente filmado na Inglaterra, em locações como Blenheim Palace, Woodstock, Oxfordshire, Londres, Pinewood Studios, Iver Heath, Buckinghamshire e University of Greenwich.
A trilha sonora inclui sucessos de astros de gerações e estilos diferentes como Kiss, Prince e Lady GaGa.
Este é o 1º de dois filmes em que Jason Segel, Emily Blunt e Jack Black atuam juntos. O posterior foi Os Muppets (2011).
Exibido também em formato 3D.
O curta-metragem Scrat's Continental Crack-Up, com o famoso esquilo da série A Era do Gelo, foi exibido antes de As Viagens de Gulliver quando lançado nos cinemas.
FRAMBOESA DE OURO
2011
Indicação
Pior Ator - Jack Black