“Devo ir e viver ou ficar e morrer. Sua Eli”
Este filme entrou para o hall dos melhores filmes que já assisti. A passagem da fase criança/adolescente/adulto é filmada de maneira sublime nesse terror onde imagens e palavras são complementares para formar uma poesia em forma de filme de terror.
Oskar é um menino que sofre bulling na escola e tem os pais ausentes (os pais são separados). Sofre por não ter uma amizade. Logo no começo do filme quando ele aparece percebemos que é um garoto diferente dos outros. Ele é filmado como um garoto que destoa do normal, podendo até lembrar um vampiro. Ele é muito branco, pálido e apesar de estarmos na Suécia, ainda assim passa uma imagem que difere do normal.
Eli é uma menina que “tem” a mesma idade de Oskar, porém logo quando eles se encontram para iniciar a amizade duradoura percebemos que ela não é tão infantil quanto à idade demonstra. Ela é filmada acima dele informando, em minha opinião, que ela está à frente dele, ou seja, é mais velha. Percebemos também que ele é muito mais inocente em suas falas do que ela. Outro dado importante logo no começo é como Oskar está todo agasalhado e ela está com uma blusa e uma calça, demonstrando que ela tem algo de diferente em relação aos outros.
A história se passa em um subúrbio sueco do início dos anos 80 e tem uma ótima fotografia. A cor vermelha sempre é vista já que o filme tem como personagem vampiros. Ela é representada por sangue, vinhos e decorações. Os sons diegeticos também são importantes, pois às vezes conseguimos escutar sons que irão indicar, por exemplo, uma personagem que irá entra em cena (assisti sozinho, com um som muito bom e alto, sem contar o silêncio na hora da projeção). Oskar e Eli são nítidos contrastes, inclusive até na fisionomia. Ela é morena e ele é louro. Ela tem sentimentos e atitudes que Oskar interiormente gostaria de ter.
Outro personagem que é importante é o misterioso Hakan. Quem é ele? Pedófilo, um amor antigo, o pai. Independente do que Hakan seja ele nos da á maior lição de amor. Acho que ele pode ter algum medo em relação a ela, mas ele a ama mais do que qualquer coisa. Será um trato passado. Enfim ele se dá inteiramente a ela. Ela sabe disso.
As imagens são poéticas e o contraste impera no filme. Apesar de ter vampiros, o filme fala sobre o crescimento de Oskar. Fala sobre amor. Imagens e diálogos formam um dos melhores filmes de terror da história do cinema. Um terror poético.