Relação à três
por Lucas SalgadoUm Evento Feliz é um filme bem interessante, bem sucedido tanto como drama, romance e até mesmo comédia. Retrata o impacto de uma criança na rotina de um jovem casal que está longe de ser estruturado psicologicamente e financeiramente.
Barbara (Louise Bourgoin) e Nicolas (Pio Marmai) se conhecem na locadora que ele trabalha e logo engatam em um intenso relacionamento. Jovens e apaixonados, vivem uma paixão constante, em que o mundo a sua volta pouco importa. Determinado dia, descobrem que vão ser pais e passam a lidar com as responsabilidades da função.
O longa evita os clichês ao máximo, só não conseguindo fugir de estereótipos nas figuras das duas sogras. O casal principal é excelente, com uma performance que ganha o coração do espectador, que torcerá até o fim para que tudo fique bem.
O roteiro de Rémi Bezançon e Vanessa Portal, baseado em obra de Eliette Abecassis, é bem esquemático. Temos o romance, a gravidez e a vida dos dois após o parto. A sucessão de acontecimentos está longe de ser surpreendente, mas a delicadeza da história é tanto que o espectador se entrega ao filme.
A direção de Bezançon tem um bom ritmo, como podemos ver no começo da produção, quando Barbara e Nicolas flertam um com o outro através de títulos de filmes na locadora. A situação é divertida e introduz o espírito bem humorado e criativo da dupla principal. Curiosamente, O Evento Feliz conta com uma referência ao trabalho seguinte do diretor. Em determinado momento, vemos cenas da animação Zarafa, comandada por ele em 2012.
Un Heureux Événement (no original) talvez seja um filme ótimo para novos pais. Pode mostrar as dificuldades do "cargo", mas também reforça a importância que uma criança faz na vida de um casal. O longa transmite bem a sensação de amor incondicional que um pai ou mãe tem por seu filho, o que não significa, é claro, que isso faça deles um bom pai ou uma boa mãe.
Contando com uma competente trilha sonora e um fotografia bem conduzida, com momentos mais tristes sendo rodados de forma mais fria e até cinza, a produção tem como grandes destaques os dois atores principais. Marmai está muito natural e passa bem a sensação de que não estava necessariamente pronto para o desafio, enquanto que Bourgoin está absolutamente deslumbrante. É curioso notar que ela está tão atraente no início da relação quanto no fim da gravidez, mostrando que a atração não é só pelos atributos físicos da atriz, mas também pela própria personagem.
Ao contrário do que o título reforça, Um Evento Feliz não é apenas sobre uma gravidez. É sobre o relacionamento de um casal e sua evolução natural.