O roteiro foi baseado no livro "A Princess of Mars" e nos personagens de Edgar Rice Burroughs.
Existe um personagem com o nome do autor no filme.
Originalmente, o conto foi publicado como "Under the Moons of Mars", sob o pseudônimo de Norman Bean numa série de seis revistas, em 1912, porque ele tinha receio de não ser bem aceito.
Antes de definir o título John Carter, a produção teve outros possíveis nomes: A Princess of Mars e John Carter of Mars.
O diretor Andrew Stanton revelou que tirou o "of Mars" do título por acreditar que o público feminino poderia ter algum tipo de preconceito com o filme por ter a palavra "Marte".
Em 2004, o filme seria dirigido por Robert Rodriguez (Sin City - A Cidade do Pecado), que começou a realizar, inclusive, um trabalho de pré-produção na mesma época e contratou o renomado ilustrador Frank Frazetta (1928-2010) como desenhista de produção. Devido a briga do cineasta com o Sindicato dos Diretores da América (Directors' Guild of America - DGA), a Paramount foi obrigado a substituí-lo.
Para o seu lugar foi chamado o diretor Kerry Conran (Capitão Sky e o Mundo de Amanhã), que acabou sendo substituído por Jon Favreau, antes do lançamento de Zathura - Uma Aventura Espacial. No segundo semestre de 2006, o estúdio Paramount não renovou os direitos sobre a obra, dando atenção para Star Trek, enquanto Favreau fazia o mesmo com Homem de Ferro.
Em janeiro de 2007, a Disney recuperou os direitos, que tinha perdido nos anos 80, quando o longa seria dirigido por John McTiernan (Duro de Matar), devidamente substituído naquele momento por Andrew Stanton, egresso da Pixar onde realizou os novos clássicos Procurando Nemo e Wall-E.
Com o fim dessa novela, John Carter está entre os filmes mais demorados para sair do papel nos últimos 79 anos. Isso porque seu primeiro processo de produção começou em 1931, quando Robert Clampett, diretor de inúmeros curtas da série Looney Tunes, imaginou fazer uma animação com a mesma história, que só começou a ser filmada, com atores reais, em janeiro de 2010 em Londres.
Um dos nomes mais importantes da Pixar, Andrew Stanton faz sua estreia no cinema live action com John Carter.
Boa parte dos personagens principais tem a letra "T" presente em seus nomes.
Os atores Jon Hamm e Josh Duhamel chegaram a ter seus nomes cogitados para o papel de protagonista, mas ela acabou ficando nas mãos de Taylor Kitsch (Serpentes a Bordo).
Segunda vez que Taylor Kitsch e Lynn Collins trabalham juntos. A outra vez foi em X-Men Origens: Wolverine, onde fizeram o Gambit e a Raposa Prateada, respectivamente.