O Amor em Fuga é o quinto e o último filme protagonizado pelo personagem Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud), alter-ego do cineasta François Truffaut.
O título do livro de Antoine Doinel (Jean Pierre Léaud) é "Les Salades de L'amour". Em "A Noite Americana", um personagem resume a vida amorosa do personagem de Jean Pierre Léaud como "Les Salades de L'amour" e outro responde com: "Isso daria um bom título de um livro."
François Truffaut mais tarde admitiu que ele estava plenamente consciente de que ele estava cometendo um grande erro durante as filmagens deste filme.
Dorothée, ao ser questionada por um entrevistador sobre qual cineasta ela gostaria de trabalhar se ela fizesse um filme, respondeu imediatamente que este seria François Truffaut. Como isso veio a seu conhecimento, Truffaut, em seguida, pediu-lhe para trabalhar em seu próximo filme do personagem Antoine Doinel.
A atriz Dani, que interpreta Lilianne, par romântico de Jean Pierre Léaud, também apareceu no fime "A Noite Americana" de François Truffaut, em 1973. Nele, ela também interpreta a namorada de Léaud e seu personagem também se chama Lilianne. A conversa de Lilianne com Claude Jade sobre porque ela está rompendo com o personagem de Léaud é literalmente o que Lilianne disse Jacqueline Bisset sobre o término com Léaud em "A Noite Americana".