Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema com Rapadura
por Lais Cattassini
Indicado ao Oscar, "A Invenção de Hugo Cabret" segue um caminho bem diferente do traçado por "O Artista", também entre os concorrentes ao prêmio. Os dois fazem homenagem aos primórdios do cinema, mas um reverencia a simplicidade enquanto o outro exalta a magia transferida para as telas.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinepop
por Rod Carvalho
Sem sombra de dúvidas, a história do cinema já não é apenas algo que faz o coração de Scorcese bater mais forte, ela já pode ser considerada parte do seu DNA.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Cineweb
por Alysson Oliveira
Scorsese usa o máximo da tecnologia que o cinema oferece atualmente para contar uma história com ar retrô, sobre um período de quase um século atrás, os anos 1930, e falar dos primórdios do cinema – entre outras coisas.
Correio Braziliense
por Felipe Moraes
(...) um Scorsese no melhor de seu talento e, ainda assim, correndo riscos, tentando fazer filmes que tenham algum valor pessoal mesmo trabalhando no regime severo de compromissos comerciais e midiáticos de Hollywood.
A crítica completa está disponível no site Correio Braziliense
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Prepare-se para ser levado a um mundo fantástico em que mecanismos sofisticados da relojoaria rivalizam, em complexidade, com os sentimentos humanos.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Gazeta do Povo
por Paulo Camargo
(...) um dos melhores longas lançados este ano no Brasil até o momento. (...) uma obra-prima.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
Por um lado, ao manusear uma tecnologia de ponta, o cineasta exalta o fascínio que ela produz; por outro, indica sutilmente o que há de perda nesse processo. Assim, "Hugo" é ao mesmo tempo uma celebração e um lamento.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
O Globo
por Marcelo Janot
Ambos, roteiro e direção, compreenderam que contar a história de um menino órfão que, escondido, controla as engrenagens do relógio da estação Gare Montparnasse é como contar a história do próprio ato da realização cinematográfica.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Zero Hora
por Daniel Feix
Pode procurar à vontade – entre os indicados ao Oscar, especialmente os nove concorrentes a melhor filme, dificilmente você vai encontrar algo que se aproxime de suas qualidades.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Preview
por Mariane Morisawa
Se há uma coisa que o novo filme de Martin Scorsese prova, é que um bom cineasta é um bom cineasta e ponto. Não importa o orçamento ou o gênero, ele vai transformar o material em algo pessoal e universal ao mesmo tempo, basicamente, em um bom filme.
A crítica completa está disponível no site Preview
A Tarde
por João Carlos Sampaio
O resultado é uma narrativa fabular capaz de agradar a adultos e crianças, pela maneira como bebe direto na fonte da inocência do cinema, na esperança da arte como redentora da dureza da vida cotidiana.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Cineplayers
por Heitor Romero
É um trabalho nostálgico, mas também atual, tanto em seu visual como em seu conteúdo. O 3D é usado em prol da arte antes de tudo, e o meio termo entre o tão bom uso desse recurso com o bom aproveitamento do roteiro da história original de Brian Selznick acaba sendo certeiro.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Diário de Pernambuco
por Pollyanna Diniz
É uma película com várias camadas de percepção. Os adultos vão gostar da inteligência dos diálogos, da referência aos autômatos, da maneira como Scorsese brinca com a câmera e a profundidade das imagens (...).
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Jornal do Brasil
por Rubens Lima Jr.
Apesar de alguns momentos perigosamente didáticos e explicativos que arrastam perigosamente o filme na sua parte final, tudo é brilhante, desde a sua roteirização, iluminação e desempenhos.
A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil
Omelete
por Marcelo Hessel
É por seu valor pedagógico que Hugo Cabret se destaca, com Scorsese usando o 3D para potencializar o efeito dos truques de Méliès no ótimo flashback que relembra o processo do mestre (como a ilusão do tanque de lagostas).
A crítica completa está disponível no site Omelete
Revista Piauí
por Eduardo Escorel
"Hugo" cultua o passado recorrendo ao estado da arte. É um filme contemporâneo que lança mão da tecnologia mais avançada para voltar às origens do cinema, sem apelar para as falsas aparências de "O Artista".
A crítica completa está disponível no site Revista Piauí
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
(...) o resultado é fabuloso, um grande espetáculo visual, que mais parece um livro ilustrado de fantasia e encantamento. (...) o maior defeito do filme é [o de] dividido em duas partes, que não chegam muito a se unir.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
O resultado é uma obra com dupla personalidade que inspira sentimentos conflitantes: é fácil admirá-la intelectualmente, mas difícil abraçá-la emocionalmente.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Revista Interlúdio
por Sérgio Alpendre
Estamos entre a fábula e a pedagogia, entre a paixão e o compartilhamento de conhecimento, entre a maquinação e o registro, entre a memória e o efeito especial. (...) Hugo poderia ser um grande filme de contrabando, caso Scorsese tivesse se empenhado mais em sua construção.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
CineClick
por Roberto Guerra
"A Invenção de Hugo Cabret" é um filme no qual a forma se sobrepõe à substância. Uma carta de amor ao cinema que impressiona por seu visual, mas que apresenta inúmeros deslizes na condução.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinema com Rapadura
Indicado ao Oscar, "A Invenção de Hugo Cabret" segue um caminho bem diferente do traçado por "O Artista", também entre os concorrentes ao prêmio. Os dois fazem homenagem aos primórdios do cinema, mas um reverencia a simplicidade enquanto o outro exalta a magia transferida para as telas.
Cinepop
Sem sombra de dúvidas, a história do cinema já não é apenas algo que faz o coração de Scorcese bater mais forte, ela já pode ser considerada parte do seu DNA.
Cineweb
Scorsese usa o máximo da tecnologia que o cinema oferece atualmente para contar uma história com ar retrô, sobre um período de quase um século atrás, os anos 1930, e falar dos primórdios do cinema – entre outras coisas.
Correio Braziliense
(...) um Scorsese no melhor de seu talento e, ainda assim, correndo riscos, tentando fazer filmes que tenham algum valor pessoal mesmo trabalhando no regime severo de compromissos comerciais e midiáticos de Hollywood.
Estado de São Paulo
Prepare-se para ser levado a um mundo fantástico em que mecanismos sofisticados da relojoaria rivalizam, em complexidade, com os sentimentos humanos.
Gazeta do Povo
(...) um dos melhores longas lançados este ano no Brasil até o momento. (...) uma obra-prima.
Instituto Moreira Salles
Por um lado, ao manusear uma tecnologia de ponta, o cineasta exalta o fascínio que ela produz; por outro, indica sutilmente o que há de perda nesse processo. Assim, "Hugo" é ao mesmo tempo uma celebração e um lamento.
O Globo
Ambos, roteiro e direção, compreenderam que contar a história de um menino órfão que, escondido, controla as engrenagens do relógio da estação Gare Montparnasse é como contar a história do próprio ato da realização cinematográfica.
Zero Hora
Pode procurar à vontade – entre os indicados ao Oscar, especialmente os nove concorrentes a melhor filme, dificilmente você vai encontrar algo que se aproxime de suas qualidades.
Preview
Se há uma coisa que o novo filme de Martin Scorsese prova, é que um bom cineasta é um bom cineasta e ponto. Não importa o orçamento ou o gênero, ele vai transformar o material em algo pessoal e universal ao mesmo tempo, basicamente, em um bom filme.
A Tarde
O resultado é uma narrativa fabular capaz de agradar a adultos e crianças, pela maneira como bebe direto na fonte da inocência do cinema, na esperança da arte como redentora da dureza da vida cotidiana.
Cineplayers
É um trabalho nostálgico, mas também atual, tanto em seu visual como em seu conteúdo. O 3D é usado em prol da arte antes de tudo, e o meio termo entre o tão bom uso desse recurso com o bom aproveitamento do roteiro da história original de Brian Selznick acaba sendo certeiro.
Diário de Pernambuco
É uma película com várias camadas de percepção. Os adultos vão gostar da inteligência dos diálogos, da referência aos autômatos, da maneira como Scorsese brinca com a câmera e a profundidade das imagens (...).
Jornal do Brasil
Apesar de alguns momentos perigosamente didáticos e explicativos que arrastam perigosamente o filme na sua parte final, tudo é brilhante, desde a sua roteirização, iluminação e desempenhos.
Omelete
É por seu valor pedagógico que Hugo Cabret se destaca, com Scorsese usando o 3D para potencializar o efeito dos truques de Méliès no ótimo flashback que relembra o processo do mestre (como a ilusão do tanque de lagostas).
Revista Piauí
"Hugo" cultua o passado recorrendo ao estado da arte. É um filme contemporâneo que lança mão da tecnologia mais avançada para voltar às origens do cinema, sem apelar para as falsas aparências de "O Artista".
Rubens Ewald
(...) o resultado é fabuloso, um grande espetáculo visual, que mais parece um livro ilustrado de fantasia e encantamento. (...) o maior defeito do filme é [o de] dividido em duas partes, que não chegam muito a se unir.
Cinema em Cena
O resultado é uma obra com dupla personalidade que inspira sentimentos conflitantes: é fácil admirá-la intelectualmente, mas difícil abraçá-la emocionalmente.
Revista Interlúdio
Estamos entre a fábula e a pedagogia, entre a paixão e o compartilhamento de conhecimento, entre a maquinação e o registro, entre a memória e o efeito especial. (...) Hugo poderia ser um grande filme de contrabando, caso Scorsese tivesse se empenhado mais em sua construção.
CineClick
"A Invenção de Hugo Cabret" é um filme no qual a forma se sobrepõe à substância. Uma carta de amor ao cinema que impressiona por seu visual, mas que apresenta inúmeros deslizes na condução.