O título original The Fourth Kind é uma referência ao trabalho do cientista J. Allen Hynek envolvendo a descoberta de objetos extra-terrestres. O filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) também faz uma referência a essa escala.
De acordo com o material promocional distribuído pela Universal Pictures, Contatos de 4º Grau é baseado nas entrevistas realizadas pela psicóloga Abigail Tyler em Nome, cidade do estado do Alasca. Entretanto Jan Mays, funcionário do governo do Alasca, declarou que não há nenhuma pessoa com este nome licenciada para trabalhar em qualquer função no estado.
Ron Adler, CEO e diretor do Alaska Psychiatric Institute, e Denise Dillard, presidente da Associação de Psicologia do Alasca, também declararam jamais ter ouvido falar de Abigail Tyler.
Em suas pesquisas, os jornais Alaska Psychiatric Journal e Alaska News Archive descobriram que Abigail foi criada pelos produtores um mês antes do lançamento do filme nos cinemas americanos, incluindo em seu histórico a publicação de diversos artigos que jamais foram escritos.
A Universal Pictures se recusou por muito tempo a debater Contatos de 4º Grau com a imprensa e os habitantes do Alasca. No dia 12 de novembro de 2009, a produtora assumiu que criou notícias e personagens falsos para promover o filme. O estúdio não foi processado.
Durante os créditos finais, são lidos e ouvidos diversos depoimentos em rádios ou ligações telefônicas, em datas e locais diferentes, de testemunhas, declarando ter tido encontros de diversos graus com extra-terrestres.