Os produtores Howard Baldwin e sua esposa Karen passaram a cuidar de 42 - A História de uma Lenda após realizar Ray (2004), que rendeu o Oscar de melhor ator a Jamie Foxx. Entretanto, o filme demorou tanto tempo para sair do papel devido à dificuldade enfrentada pelo casal em conseguir financiadores para a cinebiografia de um homem negro.
Os produtores queriam que Robert Redford interpretasse o personagem Branch Rickey. No fim das contas, o papel ficou com Harrison Ford.
A vida de Jackie Robinson inspirou o musical da Broadway "The First", protagonizado por David Alan Grier, que não fez sucesso. O espetáculo teve apenas 37 apresentações.
A segunda versão teatral da vida de Jackie Robinson ganhou o título "The Jackie Robinson Story" e foi interpretada pelo próprio jogador.
O diretor Spike Lee tentou fazer uma cinebiografia de Jackie Robinson em 1995, que seria estrelada por Denzel Washington, mas o projeto jamais saiu do papel.
É a primeira vez que Harrison Ford interpreta um personagem verídico em um filme.
Ao arrecadar US$ 27,4 milhões em seu fim de semana de estreia, 42 - A História de uma Lenda tornou-se a maior abertura de um filme sobre baseball na história. O recordista anterior era Os Esquenta-Banco (2006), com US$ 19,6 milhões.
Lançado diretamente em home video no Brasil.