O Pacto, um filme que para aqueles que tem como referência Despedida em Las Vegas, A Rocha e A outra face, foi horrível, e para os que tem como referência O Apocalipse, O Sacrifício e Reféns, foi "digno de Oscar".
Esse talvez seja o filme mais meio termo de Nicolas Cage, mas mesmo assim está bem longe de ser uma afirmação positiva, mas se tratando de Nicolas Cage, um astro que faz de tudo para se afundar nos últimos anos.
O filme tem um início clichê, um casal perfeito, que é surpreendido por uma tragédia, nesse caso o estupro da esposa do personagem Will Gerard (Nicolas Cage), a bela Laura, interpretada por January Jones.
A partir dali entra em cena um homem misterioso (Guy Pearce), que promete vingar o marido, e assassinar o estuprador, contanto que o personagem de Cage aceite fazer com ele uma espécie de acordo, de quando preciso, ele fazer algum serviço para aquele estranho. E Cage aceita, o estuprador é assassinado, e o personagem de Guy Pearce desaparece.
Algum tempo depois, ele ressurge cobrando a tal dívida, e Will Gerard agora tem que matar um homem, um pedófilo pelo que consta nos arquivos, mas nada é tão simples assim, e de repente o personagem de Cage se vê envolvido em uma grande conspiração, onde tudo o que ele conhece pode ser mentira.
O filme funciona bem em alguns momentos, tem uma história com início, meio e fim, porém além de ser bem clichê, é um tanto confusa em alguns momentos, e algumas atuações não ajudam a melhorar o longa.
Nicolas Cage por exemplo tem uma atuação sofrível, e suas expressões exageradas, contrastadas com uma absurda "cara de nada" em outros momentos, ajudam a piorar o que já não é bom, suas corridas "alucinadas" então, nem se fala.
O restante do elenco também não ajuda, nem mesmo Guy Pearce, que está no mínimo esforçado.
O filme em si é bem curto, mas nos dá a impressão de que poderia ter acabado antes. E o final nos dá a impressão de termos sido feitos de idiota.
Mas para não dizer que o filme é todo ruim, temos alguns pontos positivos, como alguns momentos de suspense, e os mistérios sobre a tal organização com o qual Cage fez o acordo, que vão sendo descobertos. É um filme com uma ideia interessante que foi mal executada por assim dizer.
Em resumo, O Pacto é um filme bem limitado, que eu não recomendaria.
Nota: 5.0