Precedido por Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010).
O produtor David Heyman disse que gostaria de ter visto nos filmes da série os seguintes nomes: Eileen Atkins, Ian McKellen, Daniel Day-Lewis, Daniel Craig, James McAvoy e Anne-Marie Duff, a Julia Lennon de O Garoto de Liverpool.
Já Daniel Radcliffe revelou que gostaria de ter contracenado com Helen Mirren, Judi Dench e Stephen Fry, que é o narrador dos audiolivros da série.
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 é o último dos oito filmes da série baseada nos livros de J. K. Rowling.
O título é o único lançado com a tecnologia 3D nos cinemas.
Embora estivesse contratada para Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, Emma Thompson chegou a avisar que não poderia mais rodar o longa devido ao compromisso com Nanny McPhee e as Lições Mágicas (2010). Contudo, a atriz conseguiu voltar antes do término das filmagens para rodar sua participação como professora Trelawney.
Após a gravação de uma intensa batalha no cenário de Hogwarts, um grande incêndio começou nos bastidores, e levou cerca de 40 minutos para ser controlado pelos bombeiros. O estrago foi tão grande que o local teve que ser todo refeito para a filmagem de novas cenas. Ninguém ficou ferido e, durante o episódio, nenhum dos três atores principais, Radcliffe (Harry), Watson (Hermione) e Grint (Rony) estavam presentes.
A atriz Kate Winslet foi a primeira atriz cogitada para dar vida à personagem Helena Ravenclaw, mas seu agente recusou a oferta por acreditar que sua cliente não ia querer seguir os passos de outros atores britânicos que fizeram parte da franquia Harry Potter. O papel acabou por ficar com a atriz Kelly MacDonald.
Não é a primeira vez que os atores John Hurt e Jim Broadbent trabalham juntos. A dupla esteve presente em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008).
Uma boa parte da história de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 se passa em apenas um dia.
O último filme da saga do bruxinho inglês levou aos cinemas brasileiros 5.568.692 pessoas.