Jackie Earle Haley, intérprete de Freddy Krueger na refilmagem, tinha feito um teste para o personagem Glen no filme original da série, mas não foi escolhido. Com a contratação para a refilmagem, desta vez para o papel principal, ele se tornou o segundo ator a interpretar o famoso vilão, após Robert Englund, que tinha vivido Freddy Krueger em todos os filmes anteriores da franquia.
O ator Kyle Gallner (Evocando Espíritos) foi o primeiro integrante do elenco a ser contratado. Amanda Crew fez teste para a personagem Nancy Holbrook, que acabou sendo assumido por Rooney Mara, já Billy Bob Thornton esteve cotado para interpretar Freddy Krueger, mas o personagem ficou com Jackie Earle Haley.
Este filme é uma refilmagem do clássico A Hora do Pesadelo (1984), mas a primeira ideia dos produtores era de fazer um prelúdio da história original.
Este é o nono filme com o personagem Freddy Krueger. Os demais são A Hora do Pesadelo (1984), A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy (1985), A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos (1987), A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos (1988), A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy (1989), A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy (1991), O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger (1994) e Freddy x Jason (2003).
O diretor Samuel Bayer tem uma carreira de diversos videoclipes premiados, como "Smell Like Teen Spirit" e "Boulevard of Broken Dreams", das bandas Nirvana e Green Day, respectivamente.
As filmagens ocorreram entre 5 de maio e 10 de julho de 2009.
Inicialmente, seria lançado nos cinemas americanos em 16 de abril, mas teve sua estreia adiada para o dia 30 do mesmo mês.