Batman - A Máscara do Fantasma é o primeiro filme realizado tendo por base a série da TV americana Batman: The Animated Series.
As corporações O'Neil Funding Corp e Adam's Tool and Die, que aparecem no computador do Batman, são na verdade uma referência a Dennis O'Neill e Neal Adams, respectivamente escritor e desenhista da revista do Batman em uma de suas fases mais aúreas.
Também no computador de Batman pode ser visto o nome Puckett & Peterson. Trata-se de uma homenagem a Kelley Puckett e Scott Peterson, respectivamente escritor e editor da revista em quadrinhos Batman: The Animated Series, baseado na série de TV.
O ator Mark Hamill, intérprete de Luke Skywalker na primeira trilogia Star Wars, dubla em Batman - A Máscara do Fantasma a voz do Coringa, arquiinimigo do Homem-Morcego.
Inicialmente, era intenção da Warner lançar Batman - A Máscara do Fantasma apenas em vídeo, mas pouco após o início da produção o estúdio resolveu lançar o filme nos cinemas americanos. Com isso, a equipe de produção do filme teve menos de um ano para poder começar e concluir o filme.