O que falar de A Vida Secreta das Abelhas? Que é simplesmente um dos melhores filmes que assisti na vida ainda creio que seja pouco. Não irei comparar o filme com o livro de Sue Monk Kidd pois não li o livro. É um filme sensível, feminino e que mostra uma jornada de sofrimento, culpa, raiva e dor de uma personagem até a descoberta de valores da vida, amor, amizade, fraternidade e respeito. Um filme simplesmente tocante, que tem entre seus produtores Will Smith. Se trata de um espetáculo acalentador, envolvente e apaixonante com um ótimo e coeso elenco que inclue Queen Latifah, Dakota Fanning, Sophie Okonedo, Alicia Keys e Jennifer Hudson, além de ótimos coadjuvantes como Paul Bettany e Tristan Wilds. Realmente ainda não descobri o motivo da Academia de Hollywood não ter dado um Oscar, especialmente neste filme, à Dakota Fanning. Ela já provou ser a melhor atriz-mirim da década de 2000, é incrível que ela não tenha recebido indicações nas principais premiações por essa atuação impecável, onde ela demonstrou em cenas extremamente complexas, profundas e dramáticas seu potencial como atriz e seu poder de
persuasão e hipnóse que exerce em quem assiste a este filme, sabendo levar sua personagem de uma garota reprimida, infeliz, reclusa, sem amigos e culpada até uma personagem mais forte e confiante que percebeu que poderia ser amada, ao contrário do que pensava no início. As cenas de Dakota são perfeitas; ela é uma atriz que passa tudo pelo olhar (como a Alicia Keys disse nos extras do DVD do filme: "-Dakota muda de olhar a cada cena"). Ninguém supera a atuação de Dakota neste filme, e mostra seu amadurecimento profissional e evidencia uma das melhores interpretações de sua já longa carreira apesar de sua pouca idade. Dakota é hipnotizante e enche a tela com sua presença.
Lily, personagem de Dakota, forma um laço único com cada uma das irmãs Boatwright (Latifah, Alicia keys e Sophie Okonedo), apicultoras. Cercada pelo amor inesperado, pelo carinho e pela espiritualidade que encontra em sua nova morada, Lily forma um laço único com cada uma destas mulheres especiais e descobre que muitas vezes é necessário partir de casa para encontrar seu lar.
Além de Dakota, Queen Latifah e Sophie Okonedo e o sempre ótimo Paul Bettany estão também exuberantes. O filme ainda conta com uma fotografia, direção de arte, edição e figurinos impecáveis. A trilha sonora de Mark Isham é precisa, coerente e pontual e merece toda a reverência e as músicas são ótimas e inseridas nos momentos exatos, além do roteiro e direção sensível e competente de Gina Prince Bythewood que soube fazer um filme coeso, direto ao ponto sem perder em nenhum momento sua delicadeza a cada cena. Mais um drama incrível, que emociona o espectador do primeiro ao último minuto com interpretações marcantes e qualidade apurada. Para quem gosta de qualidade no cinema e uma boa história para refletir e se emocionar, A Vida Secreta das Abelhas é a pedida certa. Não se esqueça do lenço, especialmente na metade final do filme.Há uma mistura de todos os sentimentos em uma única obra, já que além do drama, a roteirista/diretora não esquece de inserir algumas frases e cenas cômicas que compõem a relação das personagens. Um dos melhores dramas que assisti ultimamente, entrou para minha lista de filmes favoritos. São 1h45min bem proveitosos e você sai modificado e tocado com o que presenciou durante sua projeção. Fabulosa obra que deve e merece ser vista por todos!