Precedido por Transformers (2007) e seguido por Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011).
Michael Bay pretendia rodar um filme menor entre Transformers e sua sequência, mas não encontrou no período nenhum projeto que lhe atraísse.
Os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman inicialmente recusaram trabalhar neste filme, devido a compromissos já firmados. A DreamWorks SKG contactou outros roteiristas, mas ficou decepcionada com as idéias apresentadas. Desta forma entrou novamente em contato com a dupla e os convenceu a retornar à série.
O trabalho dos roteiristas foi interrompido durante a greve ocorrida em Hollywood, em 2007. Um dia antes do início da greve o trio de roteiristas entregou um tratamento, que foi ampliado pelo diretor Michael Bay em um roteiro de 60 páginas.
Jonah Hill esteve em negociações para interpretar o personagem Leo Spitz.
Inicialmente seria Teresa Palmer a intérprete de Alice.
O diretor Michael Bay queria que Amaury Nolasco reprisasse o personagem Jorge Figueroa, mas o ator não pôde aceitar o convite devido a conflitos de agenda.
As filmagens começaram um dia após a vitória do filme anterior no MTV Movie Awards.
John Turturro teve autorização para escalar as pirâmides durante as filmagens no Egito.
Em 27 de julho de 2008 os atores Shia LaBeouf e Isabel Lucas se envolveram em um acidente de carro, sendo necessária uma cirurgia na mão de LaBeouf. Como consequência as filmagens foram adiadas por dois dias.
Lançado para celebrar o 25º aniversário da estréia da série de animação "Transformers", exibida entre 1984 e 1987.
OSCAR
2010
Indicação
Melhor Som
FRAMBOESA DE OURO
2010
Ganhou
Pior Filme
Pior Diretor - Michael Bay
Pior Roteiro