Minha conta
    Um Método Perigoso
    Média
    3,8
    346 notas
    Você assistiu Um Método Perigoso ?

    28 Críticas do usuário

    5
    2 críticas
    4
    11 críticas
    3
    10 críticas
    2
    0 crítica
    1
    4 críticas
    0
    1 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    anônimo
    Um visitante
    3,5
    Enviada em 3 de fevereiro de 2016
    -Filme assistido em 01 de Fevereiro de 2016
    -Nota 7/10

    David Cronenberg muda aqui seu método,e nos leva a uma viagem entre Zurique e Viena.Nos leva ao íntimo de Jung e Freud.Que ainda hoje dá muito o que falar.Só que entre eles existe a tentadora Sabina Spielrein (Keyra Knightley).

    "Um Método Perigoso",é um filme para todos os públicos.Mesmo aqueles que são exímios admiradores dos personagens,ou até mesmo,aqueles que não conhecem nada sequer da história.O roteiro é bem criado sobre os três principais personagens,consegue prender muito quem assiste.Sempre na companhia de um bom figurino e uma ótima fotografia.
    Michael Fassbender agrada em mais um super personagem.Viggo Mortensen como sempre frio em suas atuações,consegue destaque positivo,mesmo demorando a entrar na história.Só que dessa vez,eu fico com a atuação de Keyra.A atriz está mais que perfeita.Se entrega de uma forma linda a sua personagem.Um de seus melhores trabalhos,sem dúvida.
    Anne S
    Anne S

    10 seguidores 65 críticas Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 17 de setembro de 2018
    Que filme horrivel, e que crítica parcial do Adorpcinema. Sou muito interessada em filmes com essa temática, mas esse é apenas burocrático, que tem como charme ter sido dirigido por David Cronnemberg. Pouco, muito pouco e risível detalhe. "Jornada da Alma", um filme fraco? Só para is tendenciosos. "Jornada da Alma" dá de 10 a 0 nesse filme horroroso. Nada se salva. Arrastado e monótono, caricato e que esconde fatos que a História conta. Todos estão horrivelmente mal nesse filne. Pra esquecer!
    Miguel Neto
    Miguel Neto

    71 seguidores 98 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 23 de março de 2015
    Antes de tudo o filme é uma aula de história, serviu para consolidar várias informações desencontradas que eu como leigo tinha.
    A trama se desenvolve numa ambientação perfeita, figurinos e interpretações memoráveis.
    Para fechar com chave de ouro, antes de terminar o filme sabemos o final de cada personagem.
    Henrique S.
    Henrique S.

    7 seguidores 10 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 10 de junho de 2013
    Filme retrata a relação entre Sigmund Freud e Carl Jung, durante o nascimento da psicanálise. O nome do longa vem da relação dos dois, mas principalmente de Jung, com a paciente Sabina Spielrein, que acaba sendo mais do que uma paciente cobaia do novo método para o psiquiatra.
    "Um Método Perigoso" oferece a leigos como eu, um resumo do nascimento da psicanálise, uma área que me interessa bastante. Além do mais, um dos focos do filme é a separação de Freud e Jung, graças às divergências de ideias, de perspectiva para o futuro e do modo de encarar a psicanálise. Viggo Mortensen interpreta magnificamente o Freud orgulhoso e resistente quanto à expansão da análise do ser humano além da sexualidade. Já Jung é retratado como o sonhador e idealista, que não recusa nenhuma área de estudo, motivo pelo qual acabam sendo rivais. O longa possui bastantes informações e referências biográficas dos 3 personagens, o que o faz talvez merecer o título de pseudodocumentário. Essa é a grande qualidade da obra. A riqueza com que foram mostrados os encontros entre os dois psiquiatras e suas discussões, as sessões com Sabina e sua posterior carreira de psiquiatra e até as cartas trocadas entre os personagens, fazem do filme uma fonte excelente de conhecimento da área. Logo em uma das primeiras cenas vemos Keira Knightley interpretar a perturbada Sabina na sua primeira sessão com Jung, que iniciava o novo método de "cura pela conversa". Essa cena, na qual a câmera fica fechada em seu rosto durante a sessão, enquanto o doutor ficava sentado ao plano de fundo fazendo anotações, é memorável. Infelizmente, há um ponto negativo em colocar atrizes famosas e bonitas nesses papéis: sempre fica algo de irreal. O oposto ocorreu com Viggo Mortensen (ator não tão conhecido), e que por isso fez com que eu quase acreditasse que aquele era Freud em pessoa.
    Vale a pena ser visto por aqueles que possuem algum interesse pela área.
    Ricardo L.
    Ricardo L.

    59.438 seguidores 2.766 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 30 de julho de 2021
    Keira Knightley, Michael Fassbender e Viggo Mortensen estrelam esse filme do premiado diretor David Cronenberg que aqui está um distante do seu estilo mais grosso de ser, com uma pegada mais de diálogos e drama. Um filme bom, mais pouco lembrado.
    Kamila A.
    Kamila A.

    7.527 seguidores 803 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 28 de agosto de 2020
    Baseado em uma história real, o filme “Um Método Perigoso”, dirigido por David Cronenberg, fala sobre o encontro pessoal e profissional entre dois dos mais importantes teóricos da psicologia: Carl Gustav Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen), quando ambos tinham em comum o fato de estarem dedicados a buscar a cura dos pacientes pela fala, primeiramente, pela psicanálise; posteriormente, quando as diferenças científicas se acentuam entre os dois, com a psicologia analítica fundada por Jung.

    Além desse encontro, um outro é muito importante para o filme: o que ocorre entre Jung e uma de suas pacientes, Sabina Spielrein (Keira Knightley, naquela que, na minha opinião, é a melhor atuação de sua carreira). É com ela, e sob a orientação de Freud, que Jung começa um tratamento inovador para a época, com o objetivo de, por meio da conversa, fazer com que o paciente encontre a raiz dos seus problemas e possa ir trabalhando eles até encontrar a cura. Além de cobaia, Sabina será, futuramente, uma discípula de seus mestres, na medida em que se forma em Medicina e se torna especialista em Psicologia Infantil.

    “Um Método Perigoso” faz parte de uma linhagem mais recente de filmes dirigidos por David Cronenberg, em que o diretor dialoga com a linguagem mais tradicional do cinema, fugindo do experimentalismo que foi a marca de boa parte de sua carreira. O longa tem uma boa reconstituição de época, com trabalhos sólidos de figurinos e direção de arte e seu ponto mais positivo, talvez, seja a captura de um momento histórico tão efervescente pra ciência e pelo fato de conseguir transmitir isso de uma forma que seja compreendida por todos nós.
    Almir S.
    Almir S.

    289 seguidores 214 críticas Seguir usuário

    1,5
    Enviada em 21 de janeiro de 2013
    RUIM. um filme cheio de bla,bla,bla somente pra intelectual assistir e entender, sem emoções ou coisa do tipo, um filme arrastado.
    Somente Kiera Knightley soube atuar pra ajudar um pouquinho o filme.
    Os últimos filmes de Cronemberg estão muito chatos, não tô gostando do estilo de carreira que ele está seguindo.
    Matheus A.
    Matheus A.

    25 seguidores 13 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 3 de fevereiro de 2013
    Uma experiência realmente gratificante assistir a "Um Método Perigoso", que excedeu com louvor as expectativas que tinha pelo filme. O ponto alto da produção, além de seu talentosíssimo elenco, é sem dúvidas, o roteiro muito bem concebido, principalmente por obter máximo êxito ao brindar o espectador com uma história inteligente que se mantém muito fiel aos fatos e com diálogos ricos que em momento algum soam pretensiosos.

    A química entre os atores é muito boa, o que só fortifica o desenvolvimento da relação entre Jung e Freud, marcada pelo anseio e orgulho de ambos ao defenderem métodos distintos para a execução de seu ofício, que ganham força e convicção após Jung, tomado pelo desejo do qual antes "curava" seus pacientes, desrespeitar um de seus próprios princípios e passar a questionar Freud, fazendo a rivalidade suprir a amizade entre os dois.

    "Um Método Perigoso" é uma bela e relevante obra que merece ser assistida, pois além de cinema de qualidade, trata-se de uma boa aula para os menos familiarizados com as origens da psicanálise.
    Julli C.
    Julli C.

    11 seguidores 20 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 24 de janeiro de 2015
    Imperdível para os curiosos e amantes dos estudos da mente!
    Impossível não compará-lo à "Jornada da Alma". Apesar de ambas as obras focarem no envolvimento amoroso entre Jung e sua paciente, esse filme traz uma visão mais "humana" dos personagens, além de dar ênfase aos conflitos entre Jung e Freud e a contribuição de Sabina na gênese da Psicanálise.
    Os diálogos são fascinantes, principalmente as discussões sobre as teorias individuais e interpretações de sonhos.
    Willian L.
    Willian L.

    9 seguidores 5 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 29 de julho de 2015
    A história é fascinante, o nascimento da psicanálise e da psicologia analítica. As ideias de Freud e Jung em conflito e em discussão permeando a vida real com suas paixões, angústias e decepções. A importância de Sabina Spielrein, descobri agora, é inegável.
    Recomendado para todos que desejam entender o processo psíquico, que, como disse Jung, não se pode dominar, a não ser parcialmente...
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top