Minha conta
    A Árvore da Vida
    Média
    3,3
    635 notas
    Você assistiu A Árvore da Vida ?

    127 Críticas do usuário

    5
    37 críticas
    4
    18 críticas
    3
    13 críticas
    2
    11 críticas
    1
    18 críticas
    0
    30 críticas
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Marco Paulo
    Marco Paulo

    21 seguidores 5 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 26 de julho de 2013
    Como outro colega já disse, "A Árvore da Vida" é para poucos. Mas, sem dúvida, é o melhor trabalho de Terrence Malick e um dos melhores filmes da história do cinema.
    Quando digo que o filme não é para qualquer um não estou insinuando que foi feito para pessoas inteligentes ou cultas. É preciso ser sensível, ter a capacidade de mergulhar nas emoções e nas sensações que o filme provoca para se entender, ou melhor, para se perceber o filme. E ai está o problema: a maioria das pessoas está acostumada com roteiros que explicam tudo em seus diálogos, com início, meio e fim, de modo que nenhum mistério fica sem explicação.
    O filme de Malick fala sobre a vida, mas de seu modo particular: pelo que se vê, e o que não se vê; pelo que se ouve, e o que não se ouve; pela emoção que se manifesta nas cenas e nos impactam; ou seja, por todos os meios a disposição de um filme, exceto pelos diálogos elucidativos. O filme não deve ser assistido com a razão, mas com o coração. Quem entrou no cimema buscando diálogos explicativos e uma história convencional certamente se decepcionou.
    Malick, filósofo de formação, quiz realizar um tratado sobre a Vida, mas se quisesse usar argumentos e lógica para isso deveria ter escrito um livro... Conhecedor de todo o potencial de comunicação que o cinema tem, realizou seu tratado filosófico com cores, sons, silêncios, música, imagens e cenas. Se fosse músico, teria feito seu tratado através de uma bela sinfonia. Como é cineasta, realizou um lindo filme.
    Em meio a todas as formas em que a Vida se manifesta em nosso planeta desde suas origens, a história de uma família que sofre com a morte de um filho é o fio condutor do filme. Mas esta não é a história do filme. O filme é sobre A Vida, esse fenômeno maravilhoso que na Terra levou ao desenvolvimento de seres que olham para si mesmos e para o Cosmos na busca de um sentido, e o descobrem, não na ciência ou na filosofia, mas na arte e na contemplação.
    anônimo
    Um visitante
    0,5
    Enviada em 5 de agosto de 2013
    A fotografia pode ser bela. O elenco pode ser de primeira, mas se não tiver roteiro: adeus! O filme nada mais conta que a historia de uma casal e seus filhos onde um deles morre (de tão chato, nem lembro como foi a morte pois a mesma não foi mostrada, enfim) e pronto. Acabou o filme. No meio do filme começa a surgir cenas da origem do universo, formação de umas simpáticas nebulosas e estrelas, galáxias e por fim o planeta. Depois mostra umas cenas da origem da vida e blá blá blá(de tão chato, nem lembro a sequencia e entrei no sleep mode no cinema, enfim). Sério, passa mais da metade do filme nesse vibe. Cansativas 2 horas que só Deus sabe como eu pedi para as mesmas acabarem logo.
    Qual a intenção das cenas astronômicas? Mostrar o qual insignificante a dor de perder um filho é em relação a grandeza do universo. Ou a linearidade da criação de um filho e sua semelhança com a origem do universo e da origem da vida (oi?) Por que falando sério, eu não captei vossa mensagem. É não adianta, filme para mim tem que passar alguma coisa para o público. Dizer que o filme é para poucos não quer dizer nada! Não precisa mastigar o filme mas esse jogo de imagem no meio do filme nada a ver foi phoda (apesar de ser apaixonada por astronomia). Sem dúvida o filme mais chato que eu já assisti em toda a existência do universo.
    Alexandre O.
    Alexandre O.

    20 seguidores 5 críticas Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 20 de julho de 2015
    Filme mais chato que vi na vida. Foi extramemente difícil aguentar as mais de duas horas que o filme tem. Vai ter uns "malas" que vão dizer que "quem não gostou é pq não entendeu", aqueles malas de sempre que querem se passar de cultos e etc.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

    736 seguidores 888 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 18 de fevereiro de 2019
    O metafórico e poético filme A Árvore da Vida é bastante experimental e tem pouco convenção com o cinema de narração convencional. É necessário estar disposto para se deixar mergulhar e inundar na enriquecedora experiência de sensações de Terrence Malick. Uma obra-prima vencedora da Palma de Ouro em Cannes , merecidamente, pela riqueza da fotografia, da música, o elenco magnífico e a montagem feita por cinco profissionais, inclusive o brasileiro Daniel Resende. Efeitos visuais, direção de arte impecáveis. No filme a lembrança da morte de um irmão do personagem Jack (Sean Penn) é uma alusão a morte precoce de um irmão do diretor Terrence, anunciada por um telegrama recebido pela mãe ( Jessica Chastain, belíssima em todos os sentidos), ponto de partida para uma história que regressa à formação das galáxias e a origem da vida na Terra, lembrando 2001 de Stanley Kubrick. Não esquecendo que Brad Pitt, como o pai, também está sobriamente espetacular. O filme deixa várias questões em aberto não por pedantismo, logicamente para que o telespectador se envolva e ache seu próprio caminho. Coisas de um mestre do cinema contemplativo.
    William
    William

    151 seguidores 173 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Este é o tipo de filme que para uns pode representar tudo e para outros, nada! Aposto como muita gente voltou ao passado ao acompanhar os momentos da família O'Brien. O filme é ao mesmo tempo simples mostrando a vida como ela é e complicado ao querermos entender os dramas de uma família. Achei meio vago o lance da morte do garoto, sem explicação e o porque do remorso do mais velho.
    É um filme para refletir!
    FOCA
    FOCA

    28 seguidores 69 críticas Seguir usuário

    2,0
    Enviada em 11 de outubro de 2013
    Imagine uma bela mulher ou homem, quando você bater os olhos vai se encantar, mas só por que a pessoa é linda não significa que ela não possa ser a coisa mais chata do mundo. A arvore da vida é exatamente assim. Tem fotografia e trilha sonora incrível, as atuações são perfeitas, e a direção memorável, realmente o filme é uma obra de arte. Ele vem cheio de perguntas e com poucas respostas, o enredo em si é bom, os conflitos da familia; do amor ao desejo da morte do outro, da morte ao arrependimento de tudo aquilo que foi ou não dito, tudo é passado com intensidade ímpar. Com tantas qualidades é impossível que este filme seja ruim não é?!
    Pelo contrario, o filme consegue ser o suprassumo do tédio, com cenas intermináveis do universo, da terra e do surgimento da vida ao termino dela. O que realmente poderia ser válido se não fosse mais da metade do tempo, pelo menos está é a impressão que dá.
    Enfim, o filme é lindo, chato e cansativo, vale a pena ver, mas não quer dizer que você não vai se arrepender. ;D
    Josimar M.
    Josimar M.

    12 seguidores 45 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 2 de abril de 2020
    Esse filme é para poucos, é meio cansativo mas após assistir fiquei refletindo por horas o que ele quis dizer...
    "Árvore da vida" tudo tem um começo, desde quando Deus criou o universo, natureza, animais o homem e quando morremos para onde vamos?
    Há dois caminhos duas portas, um dos filmes mais complexos que eu já vi.
    Marcia P.
    Marcia P.

    1 seguidor 1 crítica Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 13 de fevereiro de 2013
    Péssimo filme!!!!!!!!! Me arrependi profundamente de ficar horas pra ver esse filme, sem graça, com uma tema tão bom pra ser debatido e nada... mto ruim mesmo, apesar de ter bons atores! Lamentável! Dou uma estrela apenas pelas imagens da terra que vimos no filme, de resto...péssimo!
    Saulo H.
    Saulo H.

    3 seguidores 1 crítica Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 3 de abril de 2015
    Um dos filmes mais chatos que já assisti. Não assistam você vai dormir logo no começo, tem umas imagens legais e é só, mas nem por isso vale a pena assistir, é muita besteira e enrolação e não se chega a nada, ou seja questionamentos sem respostas e imagens, só isso e o sono que dá em quem assiste.
    Lucas Collito
    Lucas Collito

    6 seguidores 23 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 26 de junho de 2013
    "[...] Extraordinariamente artístico familiar...."
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top