Uma Manhã Gloriosa é o tipo de filme que tem tudo para ser mais uma comédia romântica clichê com um final feliz e uma boa lição de moral. No entanto, a direção sempre presente de Roger Michell consegue, assim como em Um Lugar Chamado Notting Hill, transformar um roteiro trivial em uma empolgante experiência pelo mundo da mídia televisiva.
A comédia romântica “Uma Manhã Gloriosa”, dirigida por Roger Michell, se passa no ambiente dos telejornais matinais, mais precisamente por trás das câmeras, nos bastidores desse tipo de programa. Centrado na figura da produtora Becky (Rachel McAdams), o filme acompanha, não só a sua rotina profissional, como também a forma como a vida profissional de Becky influencia na sua vida pessoal.
Desde a primeira cena, percebemos que, para Becky, o trabalho vem em primeiro lugar. Uma produtora dedicada, que abraça a difícil missão de reerguer/reinventar o telejornal matinal de uma emissora. A tarefa é hercúlea, pois o “Daybreak” (o programa que Becky comanda), tem uma equipe de trabalho acomodada e uma dupla de âncoras formada por pessoas que não se suportam.
Neste ponto, precisamos destacar os acertos de “Uma Manhã Gloriosa”. Harrison Ford (como a lenda do telejornalismo transformada num âncora insatisfeito com sua função) e Diane Keaton (como a ex-miss que adora ser âncora de um telejornal matinal) são uma atração à parte. Rachel McAdams, por sua vez, brilha como um tipo que ela sabe interpretar como ninguém: a mocinha boba e atrapalhada, gente como a gente.
Porém, talvez, o ponto mais legal de “Uma Manhã Gloriosa” é a construção da jornada de Becky, como a personagem principal que desafia um gênero que é conhecido pelos seus clichês. Ao vermos uma personagem feminina que prioriza o trabalho e não condiciona o seu sucesso pessoal à presença de um homem na sua vida (embora isso exista no caso de Becky), temos a transmissão de uma mensagem muito positiva.
O que queremos dizer com isso é que o que importa para “Uma Manhã Gloriosa” não é a relação amorosa. E sim, as interações pessoais que Becky constrói ao longo de seu caminho. A verdadeira parceria dela é a que ela estabelece com seus colegas de trabalho.
Com a produção de J.J.Abrams,um roteiro de Aline Brosh e a direção de Roger Michell,Uma Manhã Gloriosa poderia ser um pouco mais ambicioso,na questão em que tenta mostrar,uma comédia interessante.Ainda mais,porque tem um bom elenco,com o experiente casal,Diane Keaton e Harrison Ford,e o casal mais jovem,Rachel McAdams e Patrick Wilson.Ambos vivem constantemente em plenas discussões.Tanto no trabalho,quanto na vida íntima.Uma Manhã Gloriosa,se baseia inteiramente naquele ambiente de trabalho de todos os personagens envolvidos,onde não tem uma história que aconteça longe dos estúdios.Que mostra a superação de grandes profissionais da televisão,onde tentam de qualquer forma se superar.Tem bons momentos,principalmente a dinâmica entre Rachel McAdams e Harrison Ford.
A primeira vez que assisti esse filme não gostei muito. Mas na segunda ele fez todo sentido pra mim. Me senti naquele lugar parecia meu emprego. Filme maravilhoso e uma otima MENSAGEM. Ah o Patrick Wilson é uma pitada a mais pra mim.
Um filme leve, que apresenta um romance de forma sutil, que funciona como uma subtrama. E isso de certa forma deixa a relação dos personagens nem um pouco envolvente ou convincente, mas o filme deixa bem claro que não se trata de um romance. Não é mais um filme de romance com reviravoltas, o foco passa longe de ser isso. Ele dá atenção ao desenvolvimento de Becky, que se prende tanto ao trabalho e praticamente não tem vida social e é desajustada. E Rachel McAdams com o jeito fofo dela consegue fazer uma ótima atuação. A história é bem diferente, onde vemos os processos para uma produção de TV, mais especificamente um programa de notícias, o que possivelmente seria chato, consegue ser leve e divertido, com um final previsível mas diferente, no caso com um contexto diferente. Gostei, onde eu pensava que seria um filme de romance melodramático com uma leve comédia, passou a ser um filme de drama com comédia e um romance de leve, o que eu vejo como um diferencial no filme.
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