A MTV Films e a Maverick Films eram os detentores originais dos direitos de produção do livro, com a Paramount Pictures sendo a distribuidora. Como a MTV Films não conseguiu um roteiro que a satisfizesse, decidiu vender estes direitos à Summit Entertainment, que produziu e distribuiu o filme nos Estados Unidos.
Antes da escolha do elenco de Crepúsculo a autora Stephenie Meyer divulgou qual seria sua seleção ideal: Emily Browning como Bella Swan, Henry Cavill como Edward Cullen, Charlie Hunnam como Carlisle Cullen, Mary-Louise Parker como Esme Cullen, Rachael Leigh Cook como Alice Cullen, Trent Ford como Jasper Hale, Tom Welling como Emmett Cullen e Olivia Wilde como Rosalie Hale.
O roteiro foi finalizado em apenas seis semanas.
Kristen Stewart foi sugerida à diretora Catherine Hardwicke pelo ator Emile Hirsch, parceiro da atriz em Na Natureza Selvagem (2007). Hirsch trabalhou com Hardwicke em Os Reis de Dogtown (2005).
Henry Cavill era a escolha da autora para o personagem Edward Cullen, mas foi preterido por não convencer mais como um adolescente de 17 anos. Cavill então recebeu uma proposta para interpretar Carlisle Cullen, mas recusou devido aos compromissos já firmados com a série de TV "The Tudors". Robert Pattinson viajou da Inglaterra até os Estados Unidos para realizar um teste para o personagem Edward Cullen. O teste foi com Kristen Stewart, já contratada para o filme, na cama da própria diretora Catherine Hardwicke. Cerca de cinco mil atores fizeram testes para o personagem Edward Cullen.
Kristen Stewart, que tem olhos verdes, usou lentes de contato castanhas para interpretar Bella Swan. Todos os atores que interpretam personagens da família Cullen usaram lentes de contato da cor topázio.
Os atores que interpretam vampiros precisavam ser pálidos. No contrato de todos foi incluída uma cláusula de que deveriam se manter afastados do sol.
Nikki Reed e Jackson Rathbone aprenderam a jogar baseball para realizar a cena de jogo vista no filme.
Kellan Lutz tinha a intenção de deixar seu cabelo encaracolado para o personagem Emmet Cullen. Entretanto seu trabalho anterior, na mini-série Generation Kill (2008), o obrigou a cortar o cabelo, que não cresceu o suficiente para as filmagens de Crepúsculo.
A personagem Jessica vista no filme é uma combinação das personagens Jessica Stanley e Lauren Mallory, presentes no livro. O personagem Eric visto no filme é uma combinação dos personagens Eric Yorkie e Ben Cheney, presentes no livro.
As filmagens ocorreram entre fevereiro e abril de 2008.
A autora Stephenie Meyer aparece em uma pequena ponta como a mulher que pede uma salada no restaurante.
Foi Kristen Stewart quem sugeriu o uso da canção "Flightless Bird, American Mouth", de Iron & Wine, na cena do baile, por não gostar da seleção musical original feita.
Inicialmente, Crepúsculo seria lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 12 de dezembro de 2008. Entretanto, como o lançamento de Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) foi alterado para 21 de novembro de 2008, a estreia de Crepúsculo foi adiada para 17 de julho de 2009. Com o posterior adiamento do novo filme da série Harry Potter, Crepúsculo retornou à sua data original de lançamento
No ano de seu lançamento, foi o filme de maior bilheteria em sua estréia dentre os dirigidos por uma mulher. Crepúsculo obteve US$ 70,6 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos.
A diretora Catherine Hardwicke declarou que rodou uma cena com Robert Pattinson extraída de "Midnight Sun", o incompleto livro de Stephanie Meyer que narra a história de Crepúsculo sob a ótica de Edward Cullen. Esta cena está no DVD.
Stephenie Meyer afirmou que as músicas do Muse, banda britânica de rock alternativo, serviram de inspiração para escrever os livros da saga. A canção "Spermassive Black Hole", do trio, é um das principais músicas da trilha sonora de Crepúsculo.
MTV MOVIE AWARDS
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Atriz - Kristen Stewart
Melhor Revelação Masculina - Robert Pattinson
Melhor Luta - Robert Pattinson e Cam Gigandet
Melhor Beijo - Kristen Stewart e Robert Pattinson
Indicações
Melhor Revelação Masculina - Taylor Lautner
Melhor Canção - "Decode"