Este filme integra a Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel.
Adewale Akinnuoye-Agbaje, Anthony Mackie e Djimon Hounsou foram considerados para o papel de T'Challa, mas todos os três acabaram interpretando outros personagens da Marvel: Agbaje foi Algrim/Kurse em Thor: O Mundo Sombrio (2013), Mackie foi Sam Wilson em Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014) e Hounsou foi Korath em Guardiões da Galáxia (2014).
As lutas que aparecem no longa-metragem foram baseadas nas artes marciais africanas. Além disso, as cenas de ação dos filmes Creed: Nascido para Lutar (2015) e Kingsman também serviram de inspiração.
A Pantera Negra foi criada em julho de 1966, dois meses antes da fundação do Partido das Panteras Negras. Como muitas pessoas acabaram relacionando o nome do partido com a história da trama, o personagem passou a ser chamar Leopardo Negro, mas nem os leitores nem os criadores abraçaram a ideia. No final, como se pode perceber, essa mudança não durou por muito tempo e o nome "Pantera Negra" voltou com tudo!
Wesley Snipes quase interpretou o Pantera Negra nos anos 90. O ator, que logo depois viveu o vampiro Blade nas telonas, foi cogitado para o papel do herói, até que a Marvel mudou de ideia.
Este é o 18º filme da Marvel Studios para o Universo Cinematográfico da Marvel.
O nome Wakanda foi inspirado de uma tribo do Kênia chamada Wakamba, mas que também é conhecida como Kamba.
Ava DuVernay foi considerada para assumir a direção do longa, mas acabou desistindo por conflitos de ideias com a Marvel Studios.
Wakanda foi mencionado em Homem de Ferro 2 (2010) como uma localização.
Em 2013, Michael B. Jordan fazia um teste para interpretar Sam Wilson/O Falcão.
Ryan Coogler insistiu em trazer colaboradores de seus filmes anteriores para colocar seu próprio estilo no filme e diferenciá-lo das outras produções da Marvel. Entre os integrantes desse time remanescente estão Rachel Morrison (diretora de fotografia), Hannah Beachler (designer de produção) e Ludwig Göransson (compositor).
John Boyega foi cogitado para o papel de T'Challa. Djimon Hounsou também foi considerado para o papel.
A Pantera Negra foi um dos primeiros personagens da Marvel cujos direitos de filme acabaram ficando com a própria Marvel depois de ter sido propriedade da Artisan Entertainment e da Columbia Pictures. A Marvel obteve os direitos em 2005.
O diretor Ryan Coogler descriveu Zuri como um Wakandan Obi-Wan Kenobi.
Ryan Coogler e Michael B. Jordan já trabalharam juntos em Fruitvale Station: A Última Parada (2013) e Creed: Nascido para Lutar (2015).
Para interpretar a rainha Ramonda, Angela Bassett passou por intensos treinamentos personalizados ao lado de Corey Calliet. Circuitos, alpinismos e flexões foram algumas das atividades incluídas em sua rotina.
Daniel Kaluuya comparou o filme Pantera Negra à série Game of Thrones (2011).
Além de Danai Gurira, outros integrantes do elenco de The Walking Dead (2010) também passaram pelo Universo Cinematográfico da Marvel, a exemplo de Michael Rooker (Guardiões da Galáxia (2014)), Jon Bernthal (Demolidor (2015)) e Travis Love (Guerreiro Jabari neste filme).
Angela Bassett também estrelou em Lanterna Verde (2011).
Os diretores também mencionaram os filmes de O Poderoso Chefão e da franquia James Bond como uma influência para a história.
Andy Serkis e Martin Freeman enfim se encontram após O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012).
Houve realmente uma preocupação com os detalhes para a produção deste filme. Além do sotaque, outros elementos reforçam a criação de uma cultura única para cada uma das tribos Wakandan, mostrando que o país tem uma mistura de diferentes tribos.
Exibido na sessão Cinéma de la Plage do Festival de Cannes 2018.