Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Um filme com 90% do elenco e equipe de produção e filmagem negra, com uma declaração cultural inegável a partir do poder do afrofuturismo, ao pegar todas as crenças e tradições ascendentes africanas e ressignificá-las para o futuro...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Ccine10
por Kadu Silva
O longa é o primeiro grande filme do gênero protagonizado e composto com quase 100% de atores negros, além de ser um filme que consegue tocar em diversas feridas sociais e políticas de uma forma muito poderosa.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
Mesmo que você não goste desse gênero: se você aprecia uma boa história com uma pegada de Shakespeare, performances dignas de prêmios por um talentoso elenco, premisas provocativas sobre isolamento, revolução e culturas opressivas, e, claro, várias cenas de ação e bom humor - você deve assistir.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Não há dúvidas de que você está no universo da Marvel aqui, mas esse longa te leva para uma parte dele jamais visto antes: um esquecido mundo na África definido por tradições da realeza e maravilhas tecnológicas que abrem novas possibilidades dramáticas, visuais e de elenco.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Washington Post
por Ann Hornaday
O diretor Ryan Coogler não só atende as expectativas dos fãs, entregando um filme que realiza as demandas básicas de um espetáculo de super herói, mas também faz isso com caráter e sub-textos que parecem vigorosamente, alegremente inovadores.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Boston Globe
por Ty Burr
Não, "Pantera Negra" não é o melhor filme já feito. Provavelmente não é nem o melhor filme de super heróis já feito. Mas é muito, muito bom - nas suas melhores cenas, envolvente.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
CineClick
por Daniel Reininger
A narrativa flui bem, com tom político relevante, ótima representatividade feminina desde o início e uma ideologia que vai muito além do básico "vamos manter o mundo a salvo", afinal, trata de questões mais reais e urgentes em nossa sociedade.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinepop
por Renato Marafon
[...] um filme atual, político e necessário que acerta em cheio ao criar uma trama mirabolante, repleta de reviravoltas e mensagens valiosas em seu subtexto. É o filme mais sério e mais profundo da Marvel, cheio de alma e momentos épicos que deixarão qualquer cinéfilo boquiaberto.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Collider
por Matt Goldberg
Todas as pessoas em “Pantera Negra” têm um propósito, algo que vale dizerem. E eles fazem isso em um mundo meticulosamente criado que é tão exuberante e vibrante quanto qualquer coisa que vimos no cinema nesse século. [...] mesmo que ocasionalmente precisa atender algumas convenções para poder fazer isso.
A crítica completa está disponível no site Collider
New York Times
por Manohla Dargis
Raça importa em “Pantera Negra”. [...] Não seria uma produção da Marvel sem conflitos másculos e avatares digitais. Porém, ao enfatizar a imaginação, criação e libertação negra, o filme torna-se um símbolo de um passado que foi negado e um futuro que se assemelha ao presente.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por André Miranda
Por trás de toda a tradição de seu país [Wakanda], T’Challa é um herói moderno, que questiona as ações de seus antecessores e busca uma aproximação maior com o mundo. Está mais próximo do sonho de paz de Martin Luther King do que da postura belicista dos Panteras Negras...
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Natália Bridi
"Pantera Negra" é um manifesto cultural, sem medo de falar sobre as questões raciais nos EUA, passadas e atuais, ao mesmo tempo em que faz um filme de super-herói empolgante e universal.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rolling Stone
por Paulo Calvacanti
“Pantera Negra” transcende o quesito entretenimento, [...] é um marco cultural. [...] Mas a consciência política e social inerente ao roteiro e narrativa despertam uma miríade de indagações, debates e provocações. [...] é um dos filmes mais esperados da temporada e seu sucesso será mais do que merecido.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Cinema com Rapadura
por Rogério Montanare
Trazendo em seu plot uma versão “hi-tech/tribal” de “Hamlet”, de William Shakespeare, o longa aposta nas raízes do povo africano como sua força motriz. Orgulho, respeito, tradições, cultura, beleza e família são conceitos explorados da maneira intensa.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinemascope
por Katia Kreutz
A história trata de problemas familiares, morais e socioeconômicos, isso tudo enquanto tenta familiarizar o espectador com um novo universo: o extraordinário reino de Wakanda. Visualmente, o filme é superior à maioria de seus predecessores do mesmo estúdio. Os figurinos e cenários luxosos são de encher os olhos.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Folha de São Paulo
por Thales de Menezes
Além da relevância óbvia para a comunidade negra de Hollywood, neste que é o primeiro filme blockbuster de super-herói protagonizado por afro-americanos e dirigido por um, Ryan Coogler, o filme também agrada às mulheres em sua luta interminável por trabalhos mais impactantes no cinema.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
Ryan Cogler constrói uma caverna de uma exuberância estética única. Um jogo de cores entre o vermelho e o violeta faz com que haja uma preparação por parte do espectador. Essas cores e esse ambiente avisam que ali há uma passagem para um mundo outro.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
[...] buscando dados na realidade, Coogler celebra as tradições africanas, principalmente as de ordem tribal, obviamente as adaptando para a dimensão pop à qual "Pantera Negra" está subordinado.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Screen International
por Tim Grierson
Porém, mesmo que a história em "Pantera Negra" seja um pouco arrastada, Coogler e sua equipe criativa produziram um mundo cativante e específico para o público explorar. [...] O filme tem um visual e uma sensação que o separa de outros da Marvel, estabelecendo ele em seu próprio universo único.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Screen Rant
por Sandy Schaefer
"Pantera Negra" é uma excelente aventura de super herói da Marvel que graciosamente mistura uma rica substância narrativa com puro entretenimento de pipoca.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
ScreenCrush
por Matt Singer
No entanto, esteja avisado: começa de forma lenta. Mas quando T'Challa e sua equipe retornam para Wakanda, praticamente toda cena desse ponto em diante é melhor do que as anteriores.
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
The Guardian
por Peter Bradshaw
Mas há problemas em Wakanda, não todos causados pelos poucos personagens brancos do filme [...] O fator intrigante sobre "Pantera Negra" é que não parece um filme de super heróis - é mais uma fantasia romântica: cativante, subversiva e engraçada.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Playlist
por Rodrigo Perez
A história principal, entre T'Challa e Killmonger, uma luta sobre legado, direito e representação negada, é emocionalmente rica, e possivelmente a melhor oposição de herói e vilão da Marvel que já foi vista. [...] Porém, não seria um filme da Marvel sem alguns problemas. A ação é um pouco confusa...
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Variety
por Peter Debruge
Além do significado histórico, fãs de super heróis querem saber como “Pantera Negra” compara com outros filmes da Marvel. De maneira simples, ele não só é único, mas também repensa a fórmula clássica em vários momentos chaves, do vilão politicamente engajado ao emocionalmente fundamentado confronto final.
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Isabela Boscov
“Pantera Negra” nunca consegue resolver de maneira satisfatória o paradoxo [...] de que uma nação tão empenhada no avanço social e tecnológico, e capaz de criar um híbrido tão vibrante de tradição centro-africana e futurismo, calhe de ser regida pelo sistema político mais arcaico e arbitrário possível...
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
Um filme com 90% do elenco e equipe de produção e filmagem negra, com uma declaração cultural inegável a partir do poder do afrofuturismo, ao pegar todas as crenças e tradições ascendentes africanas e ressignificá-las para o futuro...
Ccine10
O longa é o primeiro grande filme do gênero protagonizado e composto com quase 100% de atores negros, além de ser um filme que consegue tocar em diversas feridas sociais e políticas de uma forma muito poderosa.
Chicago Sun-Times
Mesmo que você não goste desse gênero: se você aprecia uma boa história com uma pegada de Shakespeare, performances dignas de prêmios por um talentoso elenco, premisas provocativas sobre isolamento, revolução e culturas opressivas, e, claro, várias cenas de ação e bom humor - você deve assistir.
The Hollywood Reporter
Não há dúvidas de que você está no universo da Marvel aqui, mas esse longa te leva para uma parte dele jamais visto antes: um esquecido mundo na África definido por tradições da realeza e maravilhas tecnológicas que abrem novas possibilidades dramáticas, visuais e de elenco.
Washington Post
O diretor Ryan Coogler não só atende as expectativas dos fãs, entregando um filme que realiza as demandas básicas de um espetáculo de super herói, mas também faz isso com caráter e sub-textos que parecem vigorosamente, alegremente inovadores.
Boston Globe
Não, "Pantera Negra" não é o melhor filme já feito. Provavelmente não é nem o melhor filme de super heróis já feito. Mas é muito, muito bom - nas suas melhores cenas, envolvente.
CineClick
A narrativa flui bem, com tom político relevante, ótima representatividade feminina desde o início e uma ideologia que vai muito além do básico "vamos manter o mundo a salvo", afinal, trata de questões mais reais e urgentes em nossa sociedade.
Cinepop
[...] um filme atual, político e necessário que acerta em cheio ao criar uma trama mirabolante, repleta de reviravoltas e mensagens valiosas em seu subtexto. É o filme mais sério e mais profundo da Marvel, cheio de alma e momentos épicos que deixarão qualquer cinéfilo boquiaberto.
Collider
Todas as pessoas em “Pantera Negra” têm um propósito, algo que vale dizerem. E eles fazem isso em um mundo meticulosamente criado que é tão exuberante e vibrante quanto qualquer coisa que vimos no cinema nesse século. [...] mesmo que ocasionalmente precisa atender algumas convenções para poder fazer isso.
New York Times
Raça importa em “Pantera Negra”. [...] Não seria uma produção da Marvel sem conflitos másculos e avatares digitais. Porém, ao enfatizar a imaginação, criação e libertação negra, o filme torna-se um símbolo de um passado que foi negado e um futuro que se assemelha ao presente.
O Globo
Por trás de toda a tradição de seu país [Wakanda], T’Challa é um herói moderno, que questiona as ações de seus antecessores e busca uma aproximação maior com o mundo. Está mais próximo do sonho de paz de Martin Luther King do que da postura belicista dos Panteras Negras...
Omelete
"Pantera Negra" é um manifesto cultural, sem medo de falar sobre as questões raciais nos EUA, passadas e atuais, ao mesmo tempo em que faz um filme de super-herói empolgante e universal.
Rolling Stone
“Pantera Negra” transcende o quesito entretenimento, [...] é um marco cultural. [...] Mas a consciência política e social inerente ao roteiro e narrativa despertam uma miríade de indagações, debates e provocações. [...] é um dos filmes mais esperados da temporada e seu sucesso será mais do que merecido.
Cinema com Rapadura
Trazendo em seu plot uma versão “hi-tech/tribal” de “Hamlet”, de William Shakespeare, o longa aposta nas raízes do povo africano como sua força motriz. Orgulho, respeito, tradições, cultura, beleza e família são conceitos explorados da maneira intensa.
Cinemascope
A história trata de problemas familiares, morais e socioeconômicos, isso tudo enquanto tenta familiarizar o espectador com um novo universo: o extraordinário reino de Wakanda. Visualmente, o filme é superior à maioria de seus predecessores do mesmo estúdio. Os figurinos e cenários luxosos são de encher os olhos.
Folha de São Paulo
Além da relevância óbvia para a comunidade negra de Hollywood, neste que é o primeiro filme blockbuster de super-herói protagonizado por afro-americanos e dirigido por um, Ryan Coogler, o filme também agrada às mulheres em sua luta interminável por trabalhos mais impactantes no cinema.
Observatório do Cinema
Ryan Cogler constrói uma caverna de uma exuberância estética única. Um jogo de cores entre o vermelho e o violeta faz com que haja uma preparação por parte do espectador. Essas cores e esse ambiente avisam que ali há uma passagem para um mundo outro.
Papo de Cinema
[...] buscando dados na realidade, Coogler celebra as tradições africanas, principalmente as de ordem tribal, obviamente as adaptando para a dimensão pop à qual "Pantera Negra" está subordinado.
Screen International
Porém, mesmo que a história em "Pantera Negra" seja um pouco arrastada, Coogler e sua equipe criativa produziram um mundo cativante e específico para o público explorar. [...] O filme tem um visual e uma sensação que o separa de outros da Marvel, estabelecendo ele em seu próprio universo único.
Screen Rant
"Pantera Negra" é uma excelente aventura de super herói da Marvel que graciosamente mistura uma rica substância narrativa com puro entretenimento de pipoca.
ScreenCrush
No entanto, esteja avisado: começa de forma lenta. Mas quando T'Challa e sua equipe retornam para Wakanda, praticamente toda cena desse ponto em diante é melhor do que as anteriores.
The Guardian
Mas há problemas em Wakanda, não todos causados pelos poucos personagens brancos do filme [...] O fator intrigante sobre "Pantera Negra" é que não parece um filme de super heróis - é mais uma fantasia romântica: cativante, subversiva e engraçada.
The Playlist
A história principal, entre T'Challa e Killmonger, uma luta sobre legado, direito e representação negada, é emocionalmente rica, e possivelmente a melhor oposição de herói e vilão da Marvel que já foi vista. [...] Porém, não seria um filme da Marvel sem alguns problemas. A ação é um pouco confusa...
Variety
Além do significado histórico, fãs de super heróis querem saber como “Pantera Negra” compara com outros filmes da Marvel. De maneira simples, ele não só é único, mas também repensa a fórmula clássica em vários momentos chaves, do vilão politicamente engajado ao emocionalmente fundamentado confronto final.
Veja
“Pantera Negra” nunca consegue resolver de maneira satisfatória o paradoxo [...] de que uma nação tão empenhada no avanço social e tecnológico, e capaz de criar um híbrido tão vibrante de tradição centro-africana e futurismo, calhe de ser regida pelo sistema político mais arcaico e arbitrário possível...