Minha conta
    Uma Prova de Amor
    Média
    4,5
    3015 notas
    Você assistiu Uma Prova de Amor ?

    227 Críticas do usuário

    5
    161 críticas
    4
    48 críticas
    3
    8 críticas
    2
    7 críticas
    1
    0 crítica
    0
    3 críticas
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

    2.827 seguidores 393 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 14 de novembro de 2013
    Um filme muito bom, bem feito e bem dirigido. Excelentes atuações dos personagens principais Sofia Vassilieva, como Kate Fitzgerald, a filha doente e Cameron Diaz, muito bem, como Sara Fitzgerald, a mãe super protetora.

    Trata-se de um drama familiar muito forte e marcante, onde de um lado existe uma mãe super protetora, disfuncional e dominadora, a ponto de dar a luz uma segunda filha para que ser doadora para a primeira filha, com uma grave doença, leucemia e uma sofrida vida em permanentes tratamentos médicos e internações.

    Tenho uma visão diferente, quanto ao personagem da mãe. Eu vejo o suposto amor extremo dela como um problema patológico e compulsivo de tentar superar, a qualquer custo, a anunciada morte da filha doente. Para tudo existe um limite, até para o amor materno. É muito comum no dia a dia um parceiro assassinar o outro, após uma separação ou desentendimento, alegando ter feito isso por amor. Seguramente não é.

    No caso em questão, do filme, é claro que toda a família sofre com isso. E todos se viram contra ela. Um dos filhos fica sem atenção devida e a filha menor se sente importante apenas porque é tratada como doadora permanente de sangue, medula e seria de um rim se apenas a opinião da mãe prevalecesse.

    O filme também toca na questão da manipulação genética. A filha doadora foi concebida como uma obra de engenharia genética, em laboratório, para que seus órgãos fossem compatíveis.

    No final de tudo o título do filme se aplica mais a filha doente, que incentiva sua irmã doadora a questionar a situação, com o risco da própria morte, do que ao suposto amor da mãe que direciona toda a sua vida e a de todos em sua volta, em função da filha doente. Eu não sei se poderemos chamar isso de humanidade.
    anônimo
    Um visitante
    3,0
    Enviada em 8 de agosto de 2020
    Sim, é aquele típico dramalhão novelesco sobre doença, mas seu elenco simpático e genuína humanidade no trato dos seus complicados temas faz valer apena.
    Isabela S.
    Isabela S.

    22 seguidores 22 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 18 de junho de 2013
    Filme muito tocante,comovente e muito sensível. Quando encontramos um real problema de família e não sabemos como agir,e no caso desse filme,esse problema está quase no ponto de destruí-la,vemos que o importante é estar junto. Filme muito lindo,acho que todo mundo chora no final...
    Marcelo S
    Marcelo S

    163 seguidores 138 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 27 de janeiro de 2014
    Perfeito. Mesmo. quase chorei, ótimo drama. Filme lindo, filme de cabeceira, preciso comprar o DVD. Todos estão bem no filme, muito bem dirigido. denso na medida certa.
    Rogerio S.
    Rogerio S.

    27 seguidores 24 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 4 de março de 2013
    Cara...esse filme me fez parar pra pensar, refletir...seja lá qual for a melhor palavra para um só sentido...muito bom,todos deveriam ve-lo e valorizar mais a vida.
    Aron Oliveira
    Aron Oliveira

    8 seguidores 25 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 15 de junho de 2013
    Intenso e comovente, é assim que pode-se descrever esse filme. Roteiro maravilhoso e atuações impecáveis.
    Fernando Schiavi
    Fernando Schiavi

    2.547 seguidores 389 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Mais um belo filme de Nick Cassavetes. Um filme super sensível, com boas atuações e lindas imagens. Não li o livro, por isso não tenho como comparar de maneira pormenorizada, mas me informei sobre as principais diferenças entre o livro de Jodi Picoult e à adaptação ás telonas. Vários fatos foram omitidos, alguns mudados sem necessidade e algumas sub-tramas foram omitidas em relação ao livro e isso tira um pouco dos méritos finais da obra, por desfigurar, nem que seja um pouco, a obra original. Talvez o que mais incomoda é que o final foi mudado drasticamente, e na minha opinião de maneira desnecessária, aliás, o final original do livro traz até mais apelo dramático do que o exibido no filme. Esse tipo de mudança desnecessária é que prejudica a avaliação final do filme, já que não tem como evitar a comparação entre livro e filme. Atendo-se somente ao filme, apesar do que disse acima, o diretor perfeito para filmes dramáticos Nick cassavetes (Diário de Uma Paixão) soube construir um bom roteiro focando em múltiplos narradores, o que sem dúvida enriqueceu a narrativa. As cenas são lindas e incrivelmente bem filmadas, a fotografia é deslumbrante, assim como a direção de arte, a edição, e especialmente a trilha sonora magnífica, precisa e sensível de Aaron Zigman. É um filme com boas interpretações de todo o elenco, especialmente Cameron Diaz, Joan Cusack, Abigail Breslin e o grande destaque do longa que foi Sofia Vassilieva que fez uma perfeita Kate, mostrando seu sofrimento,,mas também seu lado alegre e amoroso, apesar das dificuldades.
    É um filme que deve ser apreciado por toda a família, pois ele nos emociona pela situação apresentada, mas além disso, ele nos mostra o quão forte pode ser a relação entre uma família, que por um fato se desestrutura, mas que se amam muito acima de tudo e se apoiam uns nos outros em busca da felicidade e da superação dos obstáculos. Uma grande lição de vida que mostra que devemos aproveitar todos os momentos de felicidade e valorizá-los: valorizar a amizade, um grande amor e principalmente sua família que sempre está com você nos momentos que mais se necessita dela.
    Um filme sensível, que você deve assistir com um lenço em mãos, e que sem dúvida é obrigatório para todos que apreciam um cinema de boas histórias, de qualidade, que inspira e que nos entretem ao mesmo tempo. Não percam esta obra fabulosa de Nick Cassavetes! Corram e aluguem logo o DVD!
    Iúri S.
    Iúri S.

    5 seguidores 14 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 18 de janeiro de 2015
    Que filme lindo! Um filme como todos gostam de assistir, emocionante, com muitas reviravoltas e um contexto fantástico. Até onde vai o amor por uma filha? Quem é certo na história, quem está errado? Será realmente que existe certo e errado? São perguntas que não terão respostas, mas certamente o filme fará pensar. Belíssimo filme!
    Alexandre C.
    Alexandre C.

    5.066 seguidores 525 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 15 de março de 2019
    Um drama muito emocionante, mostra uma Cameron Diaz pouco vista em filmes fazendo dramas pesados, e se saiu muito bem, mostrando a força de uma mãe com um dilema difícil pra resolver.
    Vinícius d
    Vinícius d

    488 seguidores 664 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 15 de junho de 2022
    História bacana levanta sentimentos de questionamento sobre a irmandade, o interesse do próximo para o bem de outro, e o livre arbítrio sobretudo que todo mundo tem sobre o próprio corpo. A história do ponto de vista de ética médica é bem fantasiosa nos dias de hoje, pois a princípio isso não existe, mas o filme consegue fazer pensar. Um filme para o currículo do Alec Baldwin (007) que nem me lembrava de ter feito esse filme, com o papel do advogado da menina, e estrelado pela atora Cameron Diaz como a mãe.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top