Jennifer Lopez tentou a personagem Carolina, mas foi preterida por Salma Hayek.
Raul Julia chegou a ser contratado para interpretar Bucho, mas devido ao seu estado de saúde teve que deixar o papel.
Inicialmente Quentin Tarantino não participaria do filme como ator. Foi após manifestar seu interesse na função que Robert Rodriguez escreveu um personagem para ele.
Carlos Gallardo, protagonista de O Mariachi (1992), interpreta Campa no filme.
As filmagens ocorreram entre 18 de setembro e novembro de 1994.
Inicialmente o filme se chamaria "El Pistolero", para dar continuidade a O Mariachi (1992). Foi a Columbia Pictures quem solicitou a alteração para Desperado, por motivos comerciais.
A Balada do Pistoleiro marcou a primeira parceria entre o diretor Robert Rodriguez e Antonio Banderas trabalham juntos. Eles também colaboraram em Grande Hotel (1995), Pequenos Espiões (2001), Pequenos Espiões 2 - A Ilha dos Sonhos Perdidos (2002), Era Uma Vez no México (2003), Pequenos Espiões 3D (2003) e Pequenos Espiões 4 (2011).
O longa também marcou a primeira parceria entre Rodriguez e o ator Danny Trejo. Eles também trabalharam juntos em Um Drink no Inferno (1996), Pequenos Espiões (2001), Pequenos Espiões 2 - A Ilha dos Sonhos Perdidos (2002), Era Uma Vez no México (2003), Pequenos Espiões 3D (2003), Planeta Terror (2007), Machete (2010), Pequenos Espiões 4 (2011) e Machete Kills (2013).
Foi a primeira vez em que o diretor Quentin Tarantino fez uma participação como ator em um filme dirigido por Robert Rodriguez. Isso se repetiu em Um Drink no Inferno (1996) e Planeta Terror (2007).
Foi Antonio Banderas quem tocou todas as canções de seu personagem no filme, incluindo "Cancion del Mariachi", tocada durante os créditos iniciais.
O bar visto logo no início do filme, onde Cheech Marin e Steve Buscemi conversam, chama-se Corona Club e fica localizado em Acuna, no México. O local é bem maior e mais limpo do que o mostrado no filme. A cena teve que ser rodada rapidamente, já que Steve Buscemi tinha sido contratado apenas por sete dias e Cheech Marin por seis. Nesta cena é possível ver Los Lobos, compositores da trilha sonora de A Balada do Pistoleiro.
Para a maioria das cenas foram usadas armas que disparavam sangue falso. O resultado foi tão realista que algumas cenas tiveram que ser editadas devido à censura desejada para o filme.
O personagem de Steve Buscemi chama-se Buscemi por ter sido escrito com o ator em mente.
A cena no banheiro, pouco antes do segundo tiroteio no bar, foi dirigida por Antonio Banderas.
Uma semana antes do término das filmagens, Robert Rodriguez e Antonio Banderas tiveram que voltar ao estúdio para rodar cenas para Grande Hotel (1995).
Robert Rodriguez compôs uma versão roqueira para a canção "Malagueña Salerosa", mas ela ficou fora da versão final do filme. Ela apenas foi utilizada em Kill Bill - Volume 2 (2004), quando é tocada nos créditos finais pela banda Chingon.
Precedido por O Mariachi (1992) e seguido por Era Uma Vez no México (2003).
MTV MOVIE AWARDS
1996
Indicação:
Melhor Beijo - Antonio Banderas e Salma Hayek