1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tena quhe ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é vizinho do avô de Mauro.
Esse é um filme simples, singelo e envolvente, contando uma história sob o olhar de uma criança nos anos 70, no momento em que seus pais estão com problemas, e ele tem que ir morar com o avô. A Copa do Mundo e a ditadura militar são os planos de fundo do filme que servem para ajudar na narrativa.
Leiam a minha resenha completa no link abaixo:
Marcio S.
99 seguidores
126 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 23 de maio de 2014
Existe em nosso país uma rica história a ser contada. Como ela deve se contada vai de cada um. Cao Hamburger realiza uma obra em que aborda a ditadura através dos olhos de uma criança. Acaba desenvolvendo um filme leve para um tema pesado. Aborda um pedaço de nossa história realizando uma auto crítica, faz uma analogia com a história de Moisés e mostra o amadurecimento de uma criança no meio daquela loucura.
Mauro (Michel Joelsas) ...
Leia Mais
Robson O.
11 seguidores
10 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 9 de junho de 2013
Filme mto bom e nacional !!! Embora haja um certo receio com os filmes brazucas, tal preconceito não se aplica a "O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias". Um filme q é simples sem ser comum, vale a pena assistir com ctza. Um drama inteligente, emocionante, q hora faz rir, hora nostalgeia. Recomendo !
Um visitante
3,5
Enviada em 6 de maio de 2021
A Copa do Mundo e a seleção brasileira guiam de certa forma a história. O ano de 1970 foi marcado pelo tricampeonato mundial da seleção brasileira, com aquele time que entrou para a história como um dos melhores times de todos os tempos. Além disso, foi o ano do milagre econômico que juntamente com o futebol ajudaram a esconder a situação que o país passava.
O futebol ajuda Mauro a criar laços com as pessoas novas que ele acabava de ...
Leia Mais
Esta foi a produção nacional escolhida para disputar uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2008.
Carreira que segue
Este é o 2º filme dirigido por Cao Hamburger. O anterior foi Castelo Rá-tim-bum (1999).
Pré-Produção
O roteiro de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias levou 4 anos até ser concluído. Foi realizada uma pesquisa com mais de mil crianças, para a seleção dos intérpretes dos personagens pré-adolescentes de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor-
Ano de produção2006
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 5 curiosidades
Orçamento3 000 000
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
A história é boa, mas achei um pouco entediante em algumas partes
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade