ONDE COMEÇA O INFERNO
Em “Onde começa o inferno”, Howard Hawks nos mostra um dos mais memoráveis westerns de todos os tempos. John T. Chance (John Wayne) é o xerife de uma pequena cidade do Texas, chamada Rio Bravo, e terá que enfrentar a fúria de um rancheiro e seu bando.
Quando o irmão do rancheiro é preso por matar um homem desarmado na cidade, inicia-se uma das sagas mais inesquecíveis dos westerns.
John T. Chance é acompanhado de Stumpy (Walter Brennan), um velho aleijado que guarda a prisão e o alcoólatra Dude, vivido pelo inesquecível Dean Martin. O clima do filme é o mais acolhedor e hostil possível, é sobre um cerco desigual e a confiança de um líder em seu grupo. Visto que a princípio John nega ajuda de Pat Wheeler (Ward Bond) para aumentar a sua fileira.
Mas depois da morte de Wheeler, ele acaba aceitando a ajuda de um remanescente do bando, o jovem Colorado Ryan (Ricky Nelson). Destemido e habilidoso, ele ganha a confiança do xerife. Ênfase para a cena em que Colorado, Stumpy e Dude tocam juntos na cadeia, um espetáculo da sétima arte. Uma verdadeira lição de como manter a tensão do conflito e a distração de maneira tão perfeita.
Claro, que haverão muitos duelos, tiroteios e, principalmente, um espírito de camaradagem inigualável.
Além, da maravilhosa Feathers (Angie Dickinson), a jogadora que adora trapacear em jogos de cartas e mexer com os instintos amorosos de John. A experiência e a tranquilidade de Hawks ao conduzir a película faz com que tudo soe no ritmo certo, que faz você afundar na poltrona e ficar imerso na aventura.
Nas paisagens demoradas de Rio Bravo: salões, hotéis, estábulos e outras localidades. Inesquecível.