O livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, último da série, foi dividido em dois filmes. Eles foram rodados simultaneamente, com a primeira parte sendo lançada em 19 de novembro de 2010 e a segunda em 15 de julho de 2011. A intenção original era que o livro rendesse apenas um filme. A opção por dois filmes foi tomada para evitar que trechos importantes da história fossem suprimidos em sua versão para o cinema.
Disponível também em formato 3D.
Precedido por Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) e Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009).
Seguido por Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011).
David Holmes, dublê de Daniel Radcliffe, sofreu um acidente durante as filmagens. Ele realizava uma sequência aérea, na qual caía no chão após uma explosão, quando teve uma séria contusão nas costas.
Daniel Radcliffe pegou um forte resfriado durante as filmagens, devido às gravações em locais com lama e poeira.
Jamie Waylett não acertou sua participação no filme, para reprisar o personagem Vincent Crabbe. Desta forma o personagem foi retirado do roteiro, assim como Gregory Goyle.
Em Harry Potter e a Pedra Filosofal o personagem Griphook foi interpretado por Verne Troyer e dublado por Warwick Davis. Agora Davis assumiu o personagem na íntegra, dando-lhe voz e corpo.
John Williams, que compôs a trilha sonora dos três primeiros filmes da série, manifestou interesse em retornar à função em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Nicholas Hooper foi convidado a compôr a trilha sonora, mas recusou o trabalho.
É o terceiro de quatro filmes da série Harry Potter que foram dirigidos por David Yates. Os demais foram Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011).
M. Night Shyamalan e Guillermo del Toro estiveram cotados para a direção.
OSCAR
Indicações
2011
Melhores Efeitos Especiais
Melhor Direção de Arte
BAFTA
Indicações
2011
Melhor Maquiagem
Melhores Efeitos Especiais