Quando criança assistia diariamente as séries animadas da Liga da Justiça no SBT, era divertido, emocionante e acima de tudo era inspirador assisti-la. Hoje, dez anos depois, senti exatamente o mesmo ao assistir o filme da Liga da Justiça.
Apesar de não ser perfeito (que filme de super - herói é, né), suas qualidades ofuscam seus problemas. O começo do filme é um pouco confuso, há cortes bruscos e muitas informações em pouco tempo, aspecto que poderia ser consertado com uns 15 a 20 minutos a mais, porém, quando todos os personagens são apresentados e juntados, o filme pega no tranco, pois uma coisa é inegável, a química entre os heróis é o coração do filme. Ver a evolução do Batman em relação ao filme anterior, que antes era raivoso e cheio de ódio, se esforçando ao máximo para ser um líder justo e humilde, mesmo que as vezes ele seja um babaca com os outros membros da liga. A mulher maravilha continua a ser a personagem do filme solo, sendo otimista e esperançosa, porém mais experiente e também uma figura de liderança para os novatos. Falando nos novatos, Flash é o velocista que funciona perfeitamente como alívio cômico, sendo a maioria de suas cenas sendo ele se impressionando com tudo, certamente um ponto alto no filme. Aquaman é o cara durão que fala que não se importa com nada e ninguém,que porém você sabe que não é verdade. Por ultimo, o Ciborgue é o que mais se difere dos outros, pois há um certo drama entre ser humano/máquina que na maioria das cenas funciona, porém nem sempre.
Mas o herói que mais se destaca é o Superman, pois há uma mudança enorme de seu personagem dos filmes anteriores para esse. Ele age muito como o Superman dos quadrinhos, onde é um simbolo de esperança para todos e para os próprios heróis, sendo o verdadeiro líder da Liga da Justiça.
O vilão certamente é o ponto fraco do filme (bem parecido com o Ultron do segundo vingadores), desde suas motivações até o seu visual, porém se comparados a outros vilões de filmes de super - heróis, fica dentro da média. Ou seja, não traz algo novo, mas também não compromete o filme.
O final do filme é famoso "clichezão" desse tipo de filme, mas que, como dito anteriormente, como há química entre os heróis, se sobre sai positivamente. Há uma cena em que todos os heróis lutam com o vilão, cada um utilizando seus poderes em conjunto que na hora fiquei arrepiado.
O filme termina com uma mensagem de esperança (que parece ser a palavra chave da DC a partir de agora) que os filmes de herói precisam.
Resumindo,é um filme que acerta nos personagens e em sua caracterizações. Alguns dirão que parece um filme da Marvel, dado o uso constate de piadas, porém, não podiam estar mais enganados, pois apesar de ocorrer várias piadas, elas são utilizadas em momentos que clamam por uma descontração, em sua maioria humor situacional, e não no final de cada frase (não falando mal da Marvel). Essa é Liga que eu queria ver nos cinemas, engraçada, otimista e acima de tudo heroica e esperançosa. No final parece que é um episódio da série animada que amava assistir quando criança.
Ps: As cenas pós créditos são excelentes.