Julien temple dirigiu muitos videoclipes para nomes como David Bowie e Rolling Stones, e documentários sobre o universo da música, principalmente sobre a banda punk Sex Pistols. Sex Pistols Number I (1977) foi uma de seus primeiros filmes sobre a banda ícone do punk rock dos anos 70. Três anos depois, filmou The Great Rock’n’ Roll Swindle e em 2000 o filme O lixo e a Fúria, que ganhou o prêmio de melhor documentário pela Chicago Film Critics Association.
O filme carrega um teor autobiográfico. Julien Temple viveu na mesma época de Joe, passou pelas mesmas transformações, desde os anos 60 e o movimento hippie passando pelo movimento Punk. Dessa forma, o diretor sentiu uma facilidade maior em retratar Joe e o cenário que o rodeava, já que havia sido o de sua juventude.
The Clash trouxe para a música britânica e internacional muitas inovações. Misturando punk, blues, reggaes, ska e composições mais acessíveis, o grupo surgiu em 1976 e lançou sucessos como “London Calling” e “Should I Stay or Should I go”, com Joe nos vocais, Mick Jones na guitarra, Paul Simonon no baixo e Nicky Headon na bateria. O grupo foi um dos primeiros de Punk Rock a sair da Inglaterra e fazer sucesso fora do país, realizando uma turnê nos Estados Unidos.