Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Fabio Portela
11 seguidores
39 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 1 de abril de 2013
Filme muito bom, pois mostra o lendário ex-técnico Brian Clough nos tempos de Derby County, no desastre como foi no Leeds e o bi-campeonato da copa dos campeões com o pequeno Nottingham Forrest.
Pra quem gosta de futebol eu recomendo esse filme. Ele simplesmente conta a historia do lendário e excêntrico Brian Clough, técnico bi-campeão europeu com o Nottingham Forest e nacional com o Derby County. Com boas atuações e excelente locação, o título traz uma visão interessante dos fatos. O ponto positivo fica por conta das cenas dos jogos e da idéia principal. Conseguiram mostrar um pouco como as coisas funcionavam naquela época. A negativa ao meu ver foi o pouco foco nos vestiários e no clima pré e pós jogos entre o treinador e seus atletas. Isso poderia ter sido um pouco mais explorado e com certezadaria um charme a mais no filme. No entando, uma boa produção.
Brian Clough marcou história por ser pioneiro no gerenciamento de clubes, tornou-se um dos maiores managers do futebol inglês de todos os tempos. Antes disso, ele havia sido um exímio goleador nas equipes do Middlesbrough e Sunderland (obteve a incrível marca de 251 gols em 274 jogos disputados, pelas duas equipes); mas teve a carreira de jogador interrompida por uma lesão no ligamento cruzado.
O filme retrata a conturbada passagem de Clough (Michael Sheen) no comando do Leeds United em 1974. Ele chegou ao clube mais poderoso da Inglaterra (naquela época) após a brilhante passagem pelo modesto Derby County. Ao lado do fiel parceiro Peter Taylor (Timothy Spall), Clough levou a equipe da cidade de Derby ao apogeu ao conquistar a elite nacional pela primeira vez, em 72.
Clough era conhecido por sua ambição descontrolada e por não ter papas na língua para criticar o ‘jogo sujo’ praticado pela equipe do Leeds sob o comando de Don Revie (Colm Meaney). A rivalidade entre os dois treinadores é bem destacada no decorrer do longa. Após aceitar o convite para comandar a seleção inglesa, Revie seria substituído por seu maior desafeto no Leeds Utd.
Johnny Giles (Peter McDonald) e Billy Bremner (Stephen Graham) eram os jogadores mais influentes do grupo e seriam os líderes de um motim contra o sucessor de Revie. As atuações horrendas dos campeões ingleses de 73/74 culminaram na demissão meteórica de Brian Clough, após 44 dias no cargo. Ao deixar o Leeds United, Clough procurou Taylor, eles reeditaram a parceria diante do pequeno Nottingham Forest, onde conquistaram o bicampeonato europeu em 79 e 80.
A dramatização é adaptada do livro The Damned United de David Peace, lançado em 2006.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade