Minha conta
    Um Tira da Pesada 4: Axel Foley
    Críticas AdoroCinema
    3,5
    Bom
    Um Tira da Pesada 4: Axel Foley

    Um Tira da Pesada 4 aposta em nostalgia e faz Eddie Murphy brilhar novamente como Axel Foley após 30 anos

    por Bruno Botelho dos Santos

    É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha assistido (ou conheça) algum filme de Eddie Murphy. Ele é considerado um dos melhores atores de comédia de Hollywood, marcado por Um Príncipe em Nova York, Dr. Dolittle ou até mesmo Shrek – em que faz a dublagem do Burro. Um dos papéis mais importantes na sua carreira é Axel Foley no clássico Um Tira da Pesada (1984), filme que foi um sucesso na época e tornou Murphy uma estrela. O ator interpretou novamente o personagem nas sequências Um Tira da Pesada 2 (1987) e Um Tira da Pesada 3 (1994), e depois de 30 anos, voltou à franquia em Um Tira da Pesada 4: Axel Foley, da Netflix.

    O detetive Axel Foley (Eddie Murphy) está de volta a Beverly Hills. Depois que a vida de sua filha Jane (Taylour Paige) é ameaçada, Foley e ela se unem a um novo parceiro, o detetive Bobby Abbott (Joseph Gordon-Levitt), e aos antigos companheiros Billy Rosewood (Judge Reinhold) e John Taggart (John Ashton) para acabar com uma conspiração.

    Um Tira da Pesada 4 é pura nostalgia e coloca a franquia de volta à ação

    Netflix

    Lançado em 1994, Um Tira da Pesada 3 não foi bem recebido pela crítica e o próprio Eddie Murphy já deixou claro que detesta a sequência e considera o capítulo mais fraco da trilogia. Isso, infelizmente, colocou a franquia em um limbo por décadas até que um roteiro ideal para um novo filme fosse encontrado. Depois de 30 anos de muita espera, Um Tira da Pesada 4: Axel Foley finalmente saiu do papel no catálogo da Netflix.

    O quarto Um Tira da Pesada é uma reunião da equipe clássica, com o retorno de vários personagens queridos da trilogia original ao lado de Axel Foley do Eddie Murphy: Billy Rosewood (Judge Reinhold), John Taggart (John Ashton), Jeffrey Friedman (Paul Reiser) e Serge (Bronson Pinchot) estão de volta – assim como o produtor Jerry Bruckheimer. Claro que isso é um prato cheio para a nostalgia, o que a produção não tem vergonha de assumir.

    O quarto filme se aproveita do apelo afetivo da franquia, retomando elementos clássicos dos originais, tanto com seus personagens quanto pela narrativa que nos transporta aos anos 80 como uma aventura de Sessão da Tarde – seja pela cena inicial de perseguição em Detroit ou pelo tema instrumental clássico.

    Isso faz com que todos os seus clichês e estereótipos sejam replicados, sem uma marca mais autoral e criativa do diretor estreante Mark Molloy, a partir do roteiro de Will Beall, Tom Gormican e Kevin Etten. Mesmo assim, Um Tira da Pesada 4 funciona como uma comédia policial descontraída, com suas loucas e atrapalhadas cenas de ação. A sequência tem como ponto alto aquilo que os capítulos anteriores sempre fizeram de melhor, que é dar espaço para Eddie Murphy brilhar.

    30 anos depois, Eddie Murphy volta a brilhar como Axel Foley em Um Tira da Pesada 4

    Netflix

    Axel Foley foi o personagem responsável por tornar Eddie Murphy uma estrela de cinema pelo primeiro Um Tira da Pesada de 1984. Com seu carisma e humor, o detetive se tornou um queridinho do público. E, por mais que três décadas tenham se passado, Murphy não esqueceu como interpretar Foley, tanto que rouba totalmente a cena em Um Tira da Pesada 4.

    Depois de todos esses anos, Axel Foley continua trabalhando como policial em Detroit e retorna para Beverly Hills quando a vida de sua filha é colocada em risco. É uma trama bem semelhante aos filmes anteriores, com o personagem de Eddie Murphy deixando sua zona de conforto para encontrar outra realidade (e diferentes costumes) na cidade chique da Califórnia, e funciona novamente pelo carisma do elenco e personagens.

    Não tem como não ficar com um sorriso no rosto quando temos o reencontro de Foley com seus antigos companheiros, em especial pela dinâmica natural envolvendo Eddie Murphy, Judge Reinhold e John Ashton. Mas não é só de passado que vive Um Tira da Pesada 4, já que as novidades do elenco encaixam perfeitamente na sequência.

    O detetive certinho de Joseph Gordon-Levitt é quase como uma nova versão de Reinhold e serve como contraponto ao modo de atuação de Foley, formando uma dupla inusitada e divertida com ele; Enquanto isso, Kevin Bacon assume o papel de um policial corrupto e entrega bons momentos como principal antagonista.

    Em meio a tanta nostalgia descarada, um dos principais acertos do quarto Um Tira da Pesada é falar também sobre amadurecimento. Axel Foley ainda vive no passado, seguindo com a mesma vida e atitudes dos anos 80 – que fizeram o personagem negligenciar sua filha. A presença de Jane (Taylour Paige) carrega uma importante discussão sobre fazer as contas com o passado e não ficar preso à ele.

    Essa relação entre os dois rendem momentos emocionantes quando eles tentam se resolver e, obviamente, cômicos com as trapalhadas de Foley.

    Vale a pena assistir Um Tira da Pesada 4: Axel Foley?

    Netflix

    Não espere que Um Tira da Pesada 4: Axel Foley seja uma sequência criativa e original. Muito pelo contrário: o filme aposta na nostalgia dos anos 80 com a reunião dos personagens clássicos, mas abraça isso de forma tão honesta e divertida que funciona perfeitamente do começo ao fim. Eddie Murphy retorna ao papel de Axel Foley e brilha novamente como um dos seus personagens mais engraçados e carismáticos.

    Depois de 30 anos, Um Tira da Pesada está de volta e entrega alguns momentos genuinamente divertidos para todos aqueles que amam a franquia e Eddie Murphy.

    Quer ver mais críticas?
    Back to Top