Elsa & Fred - Um Amor de Paixão
    Você assistiu Elsa & Fred - Um Amor de Paixão ?

SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

Mais uma vez um argentino tem muito a nos ensinar. No caso, o roteirista e diretor Marcos Carnevale conseguiu com sucesso fazer um filme ao mesmo tempo cômico e meigo sobre o amor na terceira idade sem cair nos lugares-comuns que seriam armadilhas fáceis. Para alcançar o seu objetivo Carnevale contou com uma dupla de atores assombrosos: Manuel Alexandre como Fred, abreviação de Alfredo, e China Zorrilla como Elsa. A viuvez recente de Fred o tornou de certa forma recém dos caprichos e dos desmandos de sua filha. Ele é submisso às vontades de sua filha. É hipocondríaco e sua ponte com a vida parece ser o cachorro Napoleão. Elsa, por sua vez, é uma força da natureza, é a vida personificada. Cheia de energia, passa seu tempo entre eventos sociais com as suas amigas, ajuda financeiramente seu filho mais novo que tem o desejo (não necessariamente a qualidade) de ser um artista plástico. Ah, Elsa tem 82 anos, apesar de parecer ter 20. Fred tem 78, apesar de parecer ter 110. Quis o destino que Fred se mudasse para o apartamento vizinho de Elsa. A mitômana Elsa (êta mulher mentirosa) traz luz e vida para Fred, que numa de suas frases mais pungentes afirma que Elsa é uma somatória de frases de livro de auto-ajuda. E é essa mensagem que o diretor Carnevale não passa para o público. Apesar da doença terminal de Elsa, o filme não cai na arapuca do melodrama fácil. Parte para o plano do desejo no qual Elsa sempre sonhou em ir a Roma visitar a Fontana de Trevi, onde Anita Ekberg e Marcello Mastroianni protagonizara a histórica cena de "A DOCE VIDA", de Federico Fellini. O pragmatismo da dupla é em direção à vida, em direção à paixão de estar vivo. E que delícia é poder compartilhar dessa visão saborosa da vida através do cinema.
    Lorena R
    Lorena R

Enviada em 5 de abril de 2013
    Assiste este filme na minha aula de espanhol. Foi sem dúvida uma grata surpresa, é muito divertido e uma bela história de amor.
    Suzana Boechat
    Suzana Boechat

Enviada em 9 de agosto de 2021
    Maravilhoso,comovente!!!!! Uma estória para se ver,rever e rir sempre e de novo! Simplesmente lindo!!!!!!!