O Auto da Compadecida
Média
4,7
5475 notas

287 Críticas do usuário

5
235 críticas
4
38 críticas
3
7 críticas
2
4 críticas
1
2 críticas
0
1 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Ricardo L.
Ricardo L.

63.294 seguidores 3.227 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 9 de agosto de 2021
Um filme inesquecível de um pais que sabe comédia como ninguém! Embalada pelas loucuras da dupla Chicô e João Grilo nos proporciona boas risadas e o mais puro entretenimento! Merece sempre ser revisados.
anônimo
Um visitante
4,0
Enviada em 11 de novembro de 2013
É disparadamente um dos trabalhos mas queridos do cinema Arraes conseguiu de forma bem simples,transformar O Auto da Compadecida,em um clássico sem ótimos diálogos e figurinos bem a caráter,a história vai divertindo quando você menos percebe.
Selton Mello era o rei em comandar as comédias naquela época,qualquer personagem o caia bem,e com um jeito único,ele mostra alegria em suas atuaçõente com Matheus Nachtergaele,formaram com certeza uma dupla sem jeito
Neto S.
Neto S.

30.587 seguidores 773 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 18 de janeiro de 2014
Bem eu nao gosto muito de filmes brasileiros mais esse e excelente Filme tem uma boa história e criativa filme tambem e um pouco religioso tem personagens biblicos como Jesus . Nossa senhora Aparecida . Otimas atuações . Boa trilha sonora o filme mesmo sendo curto satisfaz filme tem boas partes engraçadas que é difícil ver nos novos filmes nacionais bom concerteza o auto da compadecida e uma obra recomendo nota 10
Luis R.
Luis R.

24.054 seguidores 759 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 22 de março de 2014
Uma fórmula simples que agrada e diverte com a seca nordestina como cenário, personagens sertanejos interpretados por ótimos atores,diálogos inteligentes e engraçados.
Francisco Russo
Francisco Russo

19.542 seguidores 687 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
A minissérie é uma obra-prima. Naminha opinião, foi o melhor programa que a Globo já exibiu em toda sua história. Ofilme, que nada mais é do que a minissérie re-editada, também é excelente, mas nota-seclaramente a diferença entre o modo televisivo e o modo cinematográfico. São closes emdemasia, cenas picotadas, que no cinema teriam uma maior continuidade e uma visão mais delonge, e, o maior pecado do filme, cortes bruscos, que ocorrem nos momentos dos comerciaisda minissérie. São erros perdoáveis ao se considerar que "O auto dacompadecida"-filme é na verdade uma reedição de "O auto dacompadecida"-minissérie, mas são alguns defeitos que Guel Arraes terá que corrigircaso queira no futuro fazer um filme para o cinema, especificamente."
wesleyaxe
wesleyaxe

10.962 seguidores 680 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Uma das melhores comédias nacionais. Lembro que passei muito tempo com receio de assistir, pois não dava crédito ao nosso cinema, e apartir desse filme comecei a ter outra visão sobre os filmes nacionais, esse em especial me fez rir demais, muito bom!
Vinícius d
Vinícius d

614 seguidores 676 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 19 de setembro de 2021
Filme divertido clássico da televisão aberta, diverte muito por mostrar a cultura nordestina no filme as lendas, sou fã do Matheus Natchergaele que fez muitas novelas bacanas. A temática do filme no geral não me agrada muito o que vale mesmo é o bom humor da dupla Matheus Natchergaele e Selton Mello.
Diogo Codiceira
Diogo Codiceira

24 seguidores 896 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 23 de fevereiro de 2025
O auto da compadecida é um filme nacional na qual é difícil de saber por onde começar a falar sobre. O filme foi dirigido por Guel Arraes que também fez o roteiro ao lado de Adriana Falcão e João Falcão e foi baseada na mais famosa obra do escritor paraibano Ariano Suassuna. O filme conta a história de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) na qual são dois nordestinos que moram em um pequeno vilarejo do sertão Paraibano. Os mesmos vivem em uma constante luta para sobreviver e com isso acabam entrando em enrascada, pois estão sempre enganando as pessoas ao seu redor. A salvação da dupla acaba acontecendo com a intervenção de Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Precisamos primeiro destacar a incrível adaptação da obra de Ariano por Guel Arraes que estava por trás também da direção de arte, na qual teve uma boa fotografia do sertão. Além disso, a excepcional química entre os dois protagonistas como o João Grilo sagaz e esperto e Chicó mais tímido e medroso. Graça a química de ambos é impossível não se agradar com as diversas cenas e enrascadas que se metem. A ideia da trama também se passa a definir bem as diferentes classes e posições sociais ali inseridos como os trabalhadores pobres: Chicó e João Grilo, a pequena burguesia: Dora (Denise Fraga) e Eurico (Diogo Vilela), a igreja com o padre João (Rogério Cardoso) e o Bispo (Lima Duarte), a classe econômica e política: Major Antônio Moraes (Paulo Goulart) e sua filha Rosinha (Virginia Cavendish) e na contramão, o cangaceiro, Severino de Aracaju (Marco Nanini). Percebemos que o elenco secundário compôs muito bem a trama e ainda são formados por atores consagrados no cenário nacional. Como dito, é difícil encontrar expressões para dizer a grandiosidade dessa obra.
anônimo
Um visitante
5,0
Enviada em 7 de maio de 2019
Um dos maiores clássicos do cinema nacional. Passou um milhão de vezes na sessão da tarde, eu mesmo assisti dezenas, sem contar as vezes que o professor de português incompetente que eu tinha passou na sala de aula por nenhum motivo...Selton e Matheus em atuações antológicas, um humor tipicamente brasileiro, uma fábula do cangaço por cortesia do gênio Ariano Suassuna.
Alexandre C.
Alexandre C.

5.235 seguidores 525 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 23 de março de 2019
Dentre tantos filmes realmente ruins e de roteiros pobres, existe um oasis no cinema de comédia do Brasil, o Alto da compadecida é sem duvida o melhor filme de comédia brasileiro, e um dos melhores filmes do Brasil no geral.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa