Assisti Vênus ontem e achei o file belíssimo demais. Superou minhas expectativas.
Dirigido por Roger Michell, que fez um ótimo trabalho, deu suavidade ás cenas, deixando o filme com um ar meio shakespereano, muito graças ao elenco em mãos.
O filme traz a história de Maurice e Ian, dois velhos amigos e atores britânicos famosos, que na velhice têm que lidar com a chegada da sobrinha de Ian, Jessie, uma garota na casa dos 20 preguiçosa que não sabe se virar e deixa Ian louco da vida com seu jeito. Ela e Maurice formam uma amizade singela, que avança para um relacionamento amoroso não funcional, além da diferença de idade, Maurice sofre com um problema na Próstata e depois da cirurgia fica impotente, deixando a relação dos dois bem intrigante.
Peter O'Toole (de Lawrence da Arabia e Tróia) faz o papel de Maurice, foi indicado á categoria de Melhor Ator no Oscar de 2007, perdendo para Forest Whitaker de O Último Rei da Escócia. Em minha opinião, eu daria o prêmio para Peter, fez um belíssimo trabalho com Maurice, soube interpretar bem alguém na velhice que sabe que está prestes a morrer mas que não abre mão de se entregar de corpo e alma em um relacionamento com alguém bem, bem mais jovem. Sua atuação é impecável, e ele mostra do que um ator realmente é feito, parece que ele nem se esforça,. é algo que vem natural, têm uma experiência e uma veia dramática inquestionável. Já falecido em 2013, uma pena nunca ter ganhado a estatueta, apenas um Oscar honorário em 2003 pelo conjunto da obra. Foi indicado também ao Bafta e Globo de Ouro, perdendo os três para Whittaker.
Destaco também Jodie Whittaker (de Black Mirror), faz Jessie, perfeita no papel, ela faz uma adolescente emburrada, chata, daquelas que são um pé no saco, ela se demonstra um pouco interesseira e passa boa parte do filme abusando da boa vontade de Maurice, no fundo tem um carinho muito grande por ele. Apesar de ser toda problemática.
Temos no filme Vanessa Redgrave (Valerie) que está ótima apesar de aparecer pouco, e temos também Leslie Phillips como Ian, outro que teve uma ótima interpretação, rouba a cena quando aparece no filme também, e recebeu uma indicação ao BAFTA de Ator Coafjuvante.
A trilha é de Corinne Bailey Rae, fora as melodias compostas pro filme, ela têm duas músicas tocadas, 'Girl Put Your Records On' e 'Just Like a Star' ambas do seu disco de estréia. Eu já a conhecia quabdo ela lançou seu primeiro disco, os clipes passavam muito na MTV, porém essas duas músicas dentro do filme ficaram fora de contexto, não encaixou.
Esse filme é lindo, a história é belíssima, uma presente que O'Tolle nos deixou com sua interpretação antes de partir.