O filme é uma animação feita em stop motion, baseado no clássico infantil "O Fantástico Senhor Raposo", de Roald Dahl, escritor de "A Fantástica Fábrica de Chocoalate".
É o 1º filme de animação em stop motion produzido pela 20th Century Fox.
Henry Selick, diretor de James e o Pêssego Gigante (1996) e que trabalhou com Wes Anderson em A Vida Marinha com Steve Zissou (2006), seria o diretor de O Fabuloso Sr. Raposo. Entretanto Selick deixou o projeto para realizar Coraline e o Mundo Secreto (2009).
A música "Love", cantada por Nancy Adams, já foi usada anteriormente em um filme de animação. Ela está na trilha sonora de Robin Hood (1973).
É o 1º filme de animação dirigido por Wes Anderson.
Houve uma controvérsia em torno da presença de Wes Anderson na produção de O Fantástico Sr. Raposo. O diretor optou por dirigir o filme diretamente de seu flat em Paris, comunicando-se por e-mail ou Iphone com a equipe de produção.
Os roteiristas Wes Anderson e Noah Baumbach criaram um novo início e desfecho, baseado na última parte do livro de Roald Dahl.
Wes Anderson optou por gravar as dublagens fora do estúdio, para dar um ar de naturalidade. Alguns dos lugares escolhidos foram florestas e sótãos.
Este é o 6º filme em que o diretor Wes Andersone o ator Owen Wilson trabalham juntos. Os anteriores foram Bottle Rocket (1994), Pura Adrenalina (1996), Os Excêntricos Tenenbaums (2001), A Vida Marinha com Steve Zissou (2006) e Viagem a Darjeeling (2007).
Este é o 5º filme em que o diretor Wes Anderson e o ator Bill Murray trabalham juntos. Os anteriores foram Três é Demais (1998), Os Excêntricos Tenenbaums (2001), A Vida Marinha com Steve Zissou (2006) e Viagem a Darjeeling (2007).
Este é o 5º filme em que o diretor Wes Anderson e o ator Jason Schwartzman trabalham juntos. Os anteriores foram Três é Demais (1998), Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Hotel Chevalier (2007) e Viagem a Darjeeling (2007).
Este é o 2º filme em que o diretor Wes Anderson e o ator Willem Dafoe trabalham juntos. O anterior foi A Vida Marinha com Steve Zissou (2006).
Este é o 2º filme em que o diretor Wes Anderson e o ator Adrien Brody trabalham juntos. O anterior foi Viagem a Darjeeling (2007).
Inicialmente seria Cate Blanchetta dubladora da Sra. Raposo.
Estreia de Hugo Guinness no cinema. O artsita, ilustrador e escritor dublou a voz do personagem Nathan Bunce.
Jarvis Cocker, músico inglês e líder da banda Pulp, além de atuar como dublador de Petey, compôs algumas canções para o filme.
O visual de O Fantástico Sr. Raposo foi inspirado em Great Missenden, uma vila inglesa onde o autor Roald Dahl viveu e trabalhou.
É o 1º filme de animação distribuído pela Fox Searchlight Pictures nos Estados Unidos desde Waking Life (2001);
OSCAR
Indicações
Melhor Filme de Animação
Melhor Trilha Sonora
GLOBO DE OURO
Indicado
Melhor Filme de Animação
BAFTA
Indicações
Melhor Filme de Animação
Melhor Trilha Sonora
ANNIE AWARDS
Indicado
Melhor Filme
Melhor Diretor - Wes Anderson
Melhor Roteiro