Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Rodrigo Fonseca
Apesar da fantasia de ficção científica que veste, “Interestelar” é um faroeste. Um faroeste metafísico. Um bangue-bangue sem tiros (mas com cenas de perigo com adrenalina fora das CNTPs toleráveis).
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinemascope
por Fausto Fernandes
Um roteiro ambicioso e cheio de surpresas e pirações, bem argumentadas por sinal. Vale pelo argumento, vale pelas imagens, vale pelo diretor, vale pelo elenco e vale, principalmente, em tela grande.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
New York Times
por A. O. Scott
"Interstellar" pode ocupar o seu lugar no panteão dos filmes espaciais porque responde a uma necessidade terrena aguda, um desejo não só de aventura e novidade, mas também, no fim das contas, de conforto.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Papo de Cinema
por Robledo Milani
"Interestelar" é grandioso, solene e emocionante, mas também sabe ser direto, preciso e objetivo em suas aspirações. Elementos imprescindíveis que o fazem ser uma obra absolutamente completa.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Este épico grandiosamente concebido e executado tenta dar peso igual para as emoções humanas íntimas e especulações sobre o cosmos, com resultados mistos, mas nunca menos do que cativantes, por vezes, mais do que isso.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Scott Foundas
Visualmente e conceitualmente, o filme é tão audacioso quanto qualquer outro feito por Nolan, mas este nono longa-metragem é emocionalmente mais acessível do que os suspenses cerebrais e os filmes do Batman.
A crítica completa está disponível no site Variety
Zero Hora
por Marcelo Perrone
Ao longo de suas quase três horas de duração, Interestelar atinge momentos de alto impacto, sobretudo visual (ampliado na projeção IMAX). Mas é uma viagem que transcorre de forma irregular por conta da ambição do diretor...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
Nolan é daquele tipo de cineasta que consegue transitar nos dois mundos. [...] Seus filmes conseguem ser inteligentes o suficiente para despertar elogios inflados dos críticos, ao mesmo tempo alcançado o topo das bilheterias de cada ano respectivo.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
A Tarde
por Adalberto Meireles
Christopher Nolan explica tudo, entra em detalhes e soa às vezes cansativo. Este talvez seja o problema do filme: não resguardar o mistério, carta na manga de "2001 – Uma Odisseia no Espaço", que se mantém incólume há 46 anos.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Chicago Sun-Times
por Matt Zoller Seitz
A câmera raramente conta a história nos filmes de Nolan.[...] Ainda assim, "Interstellar" é um filme impressionante, às vezes assombroso, que tomou conta de mim ao ponto de desvanecer minhas objeções usuais ao trabalho de Nolan.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Chronic'art.com
por Louis Blanchot
O mérito de "Interestelar" é vencer onde tinha fracassado "A Origem", ou seja, por trás do conceito do subconsciente e do fetiche das viagens no espaço e no tempo, ampliar todos os limites do blockbuster, transfigurando-o em um melodrama capaz de acolher 3, 4, 5 filmes, um colado no outro.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
CineClick
por Daniel Reininger
O longa vai muito além da ciência. É capaz de emocionar e divertir com belas imagens, enquanto conta uma grande história sobre o que é ser humano e as consequências de nossas escolhas.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Critikat.com
por Benoît Smith
No mundo atual dos blockbusters hollywoodianos onde prima o fascínio pelas máquinas e pela técnica, o interesse sincero [do diretor] pelo aspecto humano no imperativo de triunfar permanece uma singularidade preciosa.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
"Interestelar" resgata o fascínio das viagens a outros planetas. Esse tema, que costuma ficar restrito a aventuras mais fantasiosas, ganha uma versão relativamente plausível [...]. O resultado é impressionante, tanto pelo visual quanto pela maneira como essa possibilidade espacial é discutida.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Estado de Minas
por Helvécio Carlos
Para quem não entende ou tem interesse em física quântica, em alguns breves momentos o longa pode soar um pouco chato. Nada que não seja compensado pela beleza visual de algumas cenas, especialmente próximo do desfecho, que traz imagens sensacionais.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
"Interestelar" cresce à medida que adentra o mistério. Ou seja, quando envereda por aquele confim do conhecimento humano em que as teorias científicas deságuam em questões metafísicas...
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Nolan confirma a força espetacular de seu cinema ao recriar uma natureza não passiva e assombrada por forças, que lembra os melhores filmes de M. Night Shyamalan, diretor de "O Sexto Sentido".
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Omelete
por Marcelo Forlani
"Interestelar" é, sim, uma ficção científica das mais puristas, cheia de questionamentos e que explora como poucos não só a ciência, mas também a humanidade e conceitos nada científicos, como fé e amor.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Télérama
por Frédéric Strauss
Com a complexidade espaço-temporal, apresentada como a chave da intriga, aparece também a generosidade simples do cinema: estrelas em todos os papéis principais, imagens espetaculares. E sentimentos.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cinema com Rapadura
por Thiago Siqueira
Christopher Nolan parece sentir a necessidade de complicar demais sua trama, o que mina a fluência desta, restando aos atores fazerem o impossível para parecerem humanos em meio a torrentes de diálogos de tecnobaboseira.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineplayers
por Heitor Romero
O maior triunfo é também o maior problema de "Interestelar". Se em uma mão oferece uma trama interessante envolvendo viagens para novas galáxias, [...] na outra mão afoga muitas dessas ideias em excessivas teorizações matemáticas, mecanizando a emoção rogada pelo roteiro.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[...] é curioso notar como "Interestelar" insiste em criar cenas de forte conteúdo emocional que acabam apenas lutando com a natureza fria, racional, da narrativa, num embate com resultados bastante irregulares.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Alysson Oliveira
Christopher Nolan mira em "2001: Uma Odisseia no Espaço" e acerta em "Gravidade" – ou seja, aspira uma profundidade filosófico-existencial, mas cai na superficialidade da fascinação por efeitos especiais e truques, além de um falatório mais longo do que uma viagem espacial.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Críticos.Com.Br
por Octavio Caruso
Unindo os fracos quarenta minutos iniciais e um terceiro ato estruturalmente frustrante, acredito que, por mais impactante que seja o primeiro contato com a trama, com um tema fascinante e reviravoltas espertas, suas falhas tendem a se destacar bastante em revisões.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Omelete
por Marcelo Hessel
Christopher Nolan tenta seguir esse roteiro emocional, apoiado por um elenco bem escolhido e pelo seu sempre competente trabalho de direção de arte, mas aos poucos o filme vai se acomodando nas escolhas usuais do diretor: a amarração excessiva, o tempo gasto nas explicações.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Revista Interlúdio
por Wellington Sari
Ao transformar em literal o que é figurado, ao explicar a quinta dimensão com as velhas amarras planas dos manuais de roteiro, o filme, que prometia (e, em partes, cumpre) uma viagem para universos desconhecidos, termina orbitando aquela Nebulosa Do Amor sobre a qual canta Herbert Vianna.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Screen International
por Tim Grierson
Prometendo mais do que cumpre, esta extravagância em ficção científica funciona melhor em sua vontade (ou habilidade) de homenagear um dos melhores filmes do gênero, "2001 - Uma Odisseia no Espaço". Mas o filme fica diminuído por sua história, que está longe de ser tão visionária.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Henry Barnes
Nolan nunca subestima o seu público, e mesmo assim, ao explorar o suspense do potencial humano, ele acaba esquecendo o público. Os relacionamentos [...] nunca parecem verdadeiros. Os personagens ficam perdidos no espaço.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
O Globo
por André Miranda
[Nolan] já deixou claro que gosta de jogar com percepções do espectador, aproveitando reviravoltas de roteiro para tal. [...] Só que escolher um universo inteiro, com todos os seus mistérios e as suas relações, como no caso desse “Interestelar”, aí foi um pouco demais.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Há alguma coisa no roteiro que deixou o filme desconjuntado. Não se consegue se gostar de nenhum dos personagens que são mal delineados (como um filho rebelde ou antipático, não se entende). A história simplesmente não é bem contada.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Télérama
por Pierre Murat
Duas horas e cinquenta minutos de diálogos terrivelmente chatos, ao mesmo tempo científicos (?) e obscuros, ditos por atores inexpressivos [...]. Tudo é péssimo em "Interestelar", que se une, no museu das pretensões, à filosofia barata de "Matrix" e à insignificância existencial de "Gravidade".
A crítica completa está disponível no site Télérama
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
Apesar da fantasia de ficção científica que veste, “Interestelar” é um faroeste. Um faroeste metafísico. Um bangue-bangue sem tiros (mas com cenas de perigo com adrenalina fora das CNTPs toleráveis).
Cinemascope
Um roteiro ambicioso e cheio de surpresas e pirações, bem argumentadas por sinal. Vale pelo argumento, vale pelas imagens, vale pelo diretor, vale pelo elenco e vale, principalmente, em tela grande.
New York Times
"Interstellar" pode ocupar o seu lugar no panteão dos filmes espaciais porque responde a uma necessidade terrena aguda, um desejo não só de aventura e novidade, mas também, no fim das contas, de conforto.
Papo de Cinema
"Interestelar" é grandioso, solene e emocionante, mas também sabe ser direto, preciso e objetivo em suas aspirações. Elementos imprescindíveis que o fazem ser uma obra absolutamente completa.
The Hollywood Reporter
Este épico grandiosamente concebido e executado tenta dar peso igual para as emoções humanas íntimas e especulações sobre o cosmos, com resultados mistos, mas nunca menos do que cativantes, por vezes, mais do que isso.
Variety
Visualmente e conceitualmente, o filme é tão audacioso quanto qualquer outro feito por Nolan, mas este nono longa-metragem é emocionalmente mais acessível do que os suspenses cerebrais e os filmes do Batman.
Zero Hora
Ao longo de suas quase três horas de duração, Interestelar atinge momentos de alto impacto, sobretudo visual (ampliado na projeção IMAX). Mas é uma viagem que transcorre de forma irregular por conta da ambição do diretor...
Cinepop
Nolan é daquele tipo de cineasta que consegue transitar nos dois mundos. [...] Seus filmes conseguem ser inteligentes o suficiente para despertar elogios inflados dos críticos, ao mesmo tempo alcançado o topo das bilheterias de cada ano respectivo.
A Tarde
Christopher Nolan explica tudo, entra em detalhes e soa às vezes cansativo. Este talvez seja o problema do filme: não resguardar o mistério, carta na manga de "2001 – Uma Odisseia no Espaço", que se mantém incólume há 46 anos.
Chicago Sun-Times
A câmera raramente conta a história nos filmes de Nolan.[...] Ainda assim, "Interstellar" é um filme impressionante, às vezes assombroso, que tomou conta de mim ao ponto de desvanecer minhas objeções usuais ao trabalho de Nolan.
Chronic'art.com
O mérito de "Interestelar" é vencer onde tinha fracassado "A Origem", ou seja, por trás do conceito do subconsciente e do fetiche das viagens no espaço e no tempo, ampliar todos os limites do blockbuster, transfigurando-o em um melodrama capaz de acolher 3, 4, 5 filmes, um colado no outro.
CineClick
O longa vai muito além da ciência. É capaz de emocionar e divertir com belas imagens, enquanto conta uma grande história sobre o que é ser humano e as consequências de nossas escolhas.
Critikat.com
No mundo atual dos blockbusters hollywoodianos onde prima o fascínio pelas máquinas e pela técnica, o interesse sincero [do diretor] pelo aspecto humano no imperativo de triunfar permanece uma singularidade preciosa.
Diário de Pernambuco
"Interestelar" resgata o fascínio das viagens a outros planetas. Esse tema, que costuma ficar restrito a aventuras mais fantasiosas, ganha uma versão relativamente plausível [...]. O resultado é impressionante, tanto pelo visual quanto pela maneira como essa possibilidade espacial é discutida.
Estado de Minas
Para quem não entende ou tem interesse em física quântica, em alguns breves momentos o longa pode soar um pouco chato. Nada que não seja compensado pela beleza visual de algumas cenas, especialmente próximo do desfecho, que traz imagens sensacionais.
Estado de São Paulo
"Interestelar" cresce à medida que adentra o mistério. Ou seja, quando envereda por aquele confim do conhecimento humano em que as teorias científicas deságuam em questões metafísicas...
Folha de São Paulo
Nolan confirma a força espetacular de seu cinema ao recriar uma natureza não passiva e assombrada por forças, que lembra os melhores filmes de M. Night Shyamalan, diretor de "O Sexto Sentido".
Omelete
"Interestelar" é, sim, uma ficção científica das mais puristas, cheia de questionamentos e que explora como poucos não só a ciência, mas também a humanidade e conceitos nada científicos, como fé e amor.
Télérama
Com a complexidade espaço-temporal, apresentada como a chave da intriga, aparece também a generosidade simples do cinema: estrelas em todos os papéis principais, imagens espetaculares. E sentimentos.
Cinema com Rapadura
Christopher Nolan parece sentir a necessidade de complicar demais sua trama, o que mina a fluência desta, restando aos atores fazerem o impossível para parecerem humanos em meio a torrentes de diálogos de tecnobaboseira.
Cineplayers
O maior triunfo é também o maior problema de "Interestelar". Se em uma mão oferece uma trama interessante envolvendo viagens para novas galáxias, [...] na outra mão afoga muitas dessas ideias em excessivas teorizações matemáticas, mecanizando a emoção rogada pelo roteiro.
Cinema em Cena
[...] é curioso notar como "Interestelar" insiste em criar cenas de forte conteúdo emocional que acabam apenas lutando com a natureza fria, racional, da narrativa, num embate com resultados bastante irregulares.
Cineweb
Christopher Nolan mira em "2001: Uma Odisseia no Espaço" e acerta em "Gravidade" – ou seja, aspira uma profundidade filosófico-existencial, mas cai na superficialidade da fascinação por efeitos especiais e truques, além de um falatório mais longo do que uma viagem espacial.
Críticos.Com.Br
Unindo os fracos quarenta minutos iniciais e um terceiro ato estruturalmente frustrante, acredito que, por mais impactante que seja o primeiro contato com a trama, com um tema fascinante e reviravoltas espertas, suas falhas tendem a se destacar bastante em revisões.
Omelete
Christopher Nolan tenta seguir esse roteiro emocional, apoiado por um elenco bem escolhido e pelo seu sempre competente trabalho de direção de arte, mas aos poucos o filme vai se acomodando nas escolhas usuais do diretor: a amarração excessiva, o tempo gasto nas explicações.
Revista Interlúdio
Ao transformar em literal o que é figurado, ao explicar a quinta dimensão com as velhas amarras planas dos manuais de roteiro, o filme, que prometia (e, em partes, cumpre) uma viagem para universos desconhecidos, termina orbitando aquela Nebulosa Do Amor sobre a qual canta Herbert Vianna.
Screen International
Prometendo mais do que cumpre, esta extravagância em ficção científica funciona melhor em sua vontade (ou habilidade) de homenagear um dos melhores filmes do gênero, "2001 - Uma Odisseia no Espaço". Mas o filme fica diminuído por sua história, que está longe de ser tão visionária.
The Guardian
Nolan nunca subestima o seu público, e mesmo assim, ao explorar o suspense do potencial humano, ele acaba esquecendo o público. Os relacionamentos [...] nunca parecem verdadeiros. Os personagens ficam perdidos no espaço.
O Globo
[Nolan] já deixou claro que gosta de jogar com percepções do espectador, aproveitando reviravoltas de roteiro para tal. [...] Só que escolher um universo inteiro, com todos os seus mistérios e as suas relações, como no caso desse “Interestelar”, aí foi um pouco demais.
Rubens Ewald
Há alguma coisa no roteiro que deixou o filme desconjuntado. Não se consegue se gostar de nenhum dos personagens que são mal delineados (como um filho rebelde ou antipático, não se entende). A história simplesmente não é bem contada.
Télérama
Duas horas e cinquenta minutos de diálogos terrivelmente chatos, ao mesmo tempo científicos (?) e obscuros, ditos por atores inexpressivos [...]. Tudo é péssimo em "Interestelar", que se une, no museu das pretensões, à filosofia barata de "Matrix" e à insignificância existencial de "Gravidade".